Documentos, História e sujeitos

Vitor Mateus Viebrantz
Acadêmico de História/UPF 

Os documentos escritos são para a História fontes essenciais. São fornecedores de importantes informações acerca do passado e fundamentais na construção das explicações históricas. É a partir dos documentos e de outras tipologias de fontes que o historiador dialoga, analisa, critica as informações e interpreta-as a fim de construir uma narrativa histórica. Portanto, como decorrência, observa-se a importância da preservação documental: para fornecer matéria prima à História, fornecer informações usuais e situar a dinâmica dos indivíduos na busca pela compreensão humana. Um dos desafios do historiador é a ausência de fontes – sobretudo escritas - que acaba por complexar as pesquisas e deixar lacunas nas explicações do pretérito. 

A preservação dos documentos ditos públicos - de esferas do poder -, de comunicação social e de produção corporativa normalmente estão na alçada dos arquivos. Esses, também recebem documentações pessoais, formando as coleções particulares. Outrossim os documentos pessoais, produzidos pelos indivíduos, são importantes e requerem cuidados básicos de preservação, afinal são vestígios de sua história e da história dos coletivos de que faz parte. Nesse sentido, sensibilizar o cuidado e a conservação com os documentos pessoais e coletivos requer alguns procedimentos básicos.

Partimos da cartilha “Cuidando de livros e documentos” publicada pelo STF relacionando alguns cuidados e medidas. Sobre os cuidados com a umidade e temperatura ela orientar manter o local onde o documento for guardado com estabilidade, ficando seus valores médios entre 50% a 60% e 18 a 22ºC respectivamente; com a iluminação, evitando a exposição direta e continuada à luz solar e à iluminação artificial; com poeira e higienização, limpar os documentos periodicamente de forma manual com um pincel, passando-o sempre em único sentido até limpar totalmente o material; higienização nos locais de armazenamento (estantes, prateleiras, armários) com um “paninho” e álcool; guardar os documentos adequadamente em pastinhas de polionda, caixas arquivos ou envelopes, evitando a exposição a poeira e sem armazená-los em envelopes inadequados (sacos plásticos, molduras de vidro, etc.). 

Outro cuidado relativo aos espaços de armazenamento é com os agentes biológicos de degradação como insetos, fungos e roedores, por isso é fundamental manter a higiene do local e  utilizar repelentes naturais que podem ser feitos da seguinte maneira: quebre canela em pau, folhas de louro em pequenos pedaços, coloque-os em pequenas quantias, juntamente com cravo-da-índia, em tecido tule em quadrado; em seguida amarre-o na parte superior formando uma espécie de embrulho. Para evitar os agentes nocivos também é importante evitar colocar os documentos próximos do solo, paredes, tetos, nem de vasos com plantas e jardins, não comer e não guardar alimentos no local de guarda.

Por fim, demais cuidados referem-se ao humano como causador de danos: o mau manuseio dos documentos é agressivo à sua conservação, por isso alguns cuidados são indispensáveis na hora de manejar. Usar luvas  descartáveis ou manter as mãos limpas, não usar a saliva para virar páginas, não marcar as páginas com nenhum material de metal, não utilizar fitas “durex”, jamais provocar qualquer dobradura nos documentos, não comer, não fumar, nem beber próximo a eles, não se apoiar sobre eles, nem recortá-los, amassá-los e rasgá-los.

Outro tipo de documento importante e que requer cuidados especiais são as fotografias. É essencial à sua preservação, e das informações, sempre fazer a identificação, no verso e com lápis, das pessoas, paisagem, data e local que estão nelas. Também deve-se evitar os álbuns que “grudam” as fotografias, pois tal grude é nocivo ao material da foto. 

Percebendo a importância dos documentos escritos – individuais, públicos e privados – para os estudos, para fins formais e de informação, compreende-se que a sua conservação é essencial. Nesse sentido, conhecer e praticar hábitos, procedimentos e cuidados de preservação e salvaguarda dos documentos é viabilizar sua durabilidade e utilização como vestígio do passado.