Natal Som, Luz e Amor: a iluminada e ativa celebração natalina na Vila Rodrigues

Roberto Biluczyk
Mestrando em História – PPGH-UPF

O Natal é uma das festividades mais importantes do ano para os cristãos. Motivadas pela rememoração do nascimento de Jesus Cristo, as famílias se reúnem a fim de celebrar os festejos e os ritos religiosos peculiares. Ao redor do mundo, comemorações sociais são organizadas em alusão à data, ao longo de todo o mês de dezembro, englobando algumas vezes, inclusive, os meses de novembro e janeiro, como no conhecido Natal Luz, da cidade sul-rio-grandense de Gramado. 

Em 1996, por ação de um grupo de moradores da Vila Rodrigues, iniciou-se a apresentação de um dos mais recordados eventos de Passo Fundo: o Natal Som, Luz e Amor. O Natal da Santa Teresinha, assim conhecido em alusão à padroeira do templo católico localizado próximo de onde se realizavam os festejos, atraía a população da cidade para junto da Praça Capitão Jovino. 

Iniciando-se em 30 de novembro daquele ano, a celebração natalina trouxe ao longo do mês de dezembro, um clima festivo à cidade, inspirando outros movimentos, como concursos patrocinados pelo comércio para escolha da casa mais bem iluminada. A programação do ano de 1996 incluía apresentações de grupos de corais e bandas, com músicas alusivas, e show de fogos de artifício de longa duração, à época apreciados pela população. 
A referida igreja era enfeitada com luzes em seu exterior, recebendo um presépio e outras ornamentações em sua parte interna. A praça era igualmente iluminada e contava com a presença de um Papai Noel, alocado em uma casinha instalada junto à Rua General Prestes Guimarães, hoje não mais preservada. Apresentações artísticas gratuitas eram promovidas em palco montado ao lado do templo. Passeios com origem na praça, a bordo de veículos diferenciados, denominados Dindinho e Maria Fumaça, atravessavam a área central da cidade.

A celebração natalina na Vila Rodrigues não era exclusivamente de fundamento católico, uma vez que também atuava na ação a comunidade luterana. Posteriormente, a Igreja Metodista, cuja capela igualmente se avizinhava com a praça, juntou-se aos festejos, promovendo-se a integração ecumênica entre as várias crenças cristãs. A iniciativa contava ainda com muitos voluntários, os quais colaboravam com mão-de-obra na venda de alimentos e outras tarefas relativas à organização.

A iniciativa da comunidade da Vila Rodrigues fez com que outros movimentos também se mobilizassem nos anos seguintes. Em 1997, por exemplo, com apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho, a Paróquia São Cristóvão realizou um evento, em paralelo com a segunda edição do Natal da Santa Teresinha, descentralizando as comemorações. Ambas as festividades alcançaram grande sucesso de público, adotando o mesmo nome – Natal Som, Luz e Amor – e semelhantes características. Para o Natal de São Cristóvão, iluminou-se a igreja, assim como extenso trecho da Avenida Presidente Vargas, a principal do bairro.
O exemplo dos dois bairros fez com que a edição de 13 e 14 de dezembro de 1997 de O Nacional perguntasse: “Cadê o Natal Luz do Centro?”. A resposta foi dada por comerciantes locais, que alegavam variados empecilhos, embora todos concordassem que as luzes trariam incontáveis benefícios à área central. Dias mais tarde, inaugurou-se a iluminação da Catedral Nossa Senhora Aparecida. Naquele ano, portanto, três das principais igrejas católicas da cidade foram iluminadas.

No ano de 2002, o Natal Som, Luz e Amor não foi realizado. Com a ausência do evento, a cidade ficou consequentemente menos iluminada e enfeitada para a data natalina. O impacto de um “Natal sem luz” foi apresentado ao longo da edição de 23 de dezembro de 2002, de O Nacional, que lamentou o pouco entusiasmo refletido pela data naquele ano. 
O evento de grandes dimensões voltaria a ser promovido na Vila Rodrigues em 2003, encerrando-se definitivamente naquele ano. O Natal Som, Luz e Amor faz parte da história do município e está ligado à memória da população que, de maneira entusiasmada, participou ativamente das festividades natalinas na cidade, enquanto elas se realizaram.