Acessibilidade para a web significa adaptar o ambiente digital para que todos possam visualizar, navegar e interagir de maneira efetiva com seu conteúdo. O Portal UPF foi desenvolvido com esses recursos!
O termo acessibilidade remete também às recomendações do W3C (World Wide Web Consortium), que padronizam a criação e a interpretação dos conteúdos on-line e facilitam o acesso dos usuários aos sites, independentemente de estes terem alguma deficiência ou não.
Por meio de um conjunto de adequações, que compreendem desde o tamanho da fonte até os recursos utilizados na página, os websites se preparam para atender às necessidades de seus usuários.
Recursos de acessibilidade
O Portal da UPF foi projetado com recursos que visam facilitar o acesso por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida:
Menu organizado: o menu foi ordenado para possibilitar a navegação nas páginas de forma mais objetiva e intuitiva. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Navegação via teclado: para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação, está sendo disponibilizada a Navegação via teclado, que pode ser acessada por meio de teclas de atalho (TAB).
Alto contraste: a opção de alto contraste aumenta o contraste das cores das páginas e facilita a leitura dos usuários com baixa visão.
Responsividade: todo o site se adapta automaticamente à qualquer tamanho de tela que esteja sendo utilizado. A qualidade de visualização das informações é a mesma para smartphones, tablets e desktops.
Mapa do site: a área fornece uma visão completa de todas as páginas importantes, organizadas hierarquicamente, o que facilita a navegação.
Fonte: O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser. Os comandos para isso são:
Além disso, nem são utilizados Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site), nem Flashs, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais.
Pensando nesses e em outros desafios enfrentados por seus acadêmicos, a UPF também conta com o Setor de Atenção ao Estudante (SAES).