Ferrovia do Trigo - a obra do século

A “Obra do Século” - assim era chamado, pela imprensa riograndense, o ambicioso projeto da linha férrea que ligaria Porto Alegre a Passo Fundo, tendo como objetivo facilitar o escoamento da produção da região norte-noroeste para o Porto. A construção diminuiria a distancia de Passo Fundo a Porto Alegre de 680 km de estradas por 291 km de ferrovias. Inaugurada em 07 de dezembro de 1979, em comemoração aos 75 anos de emancipação do município de Guaporé, ficou popularmente conhecida como Ferrovia do Trigo.

Os primeiros estudos para a construção datam de 1911 através de um convênio entre o Desdern Bank e o Banco da Província do Rio Grande do Sul. Entretanto, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o projeto foi deixado de lado em prol de questões mais emergenciais. Em 1948 a Viação Férrea do Rio Grande do Sul reiniciou os estudos e em 1949 o Ministério de Viação e Obras Públicas determinou o inicio efetivo das obras da ligação General Luz – Passo Fundo, denominada L-35, sob orientação do Departamento Nacional de Estradas de Ferro (DNEF).

Em 1968 as obras param por dificuldades financeiras e principalmente por dificuldades técnicas do trecho entre Roca Sales – Passo Fundo devido as relevo acidentado. Tem-se uma idéia da engenhosidade necessária para superar tais declives e aclives pela necessidade da construção de 32 túneis e 23 viadutos para tornar a estrada possível em locais de difícil acesso.

As obras foram retomadas em 1971 por pedido dos municípios que seriam beneficiados pela ferrovia: do Vale do Taquari (Muçum, Roca Sales), Serra (Guaporé, Dois Lajeados, Serafina Correa) até a região Nordeste (Passo Fundo, Marrau, Carazinho, Getulio Vargas entre outros). Ainda naquele ano o nome da ferrovia foi alterado para EF-491 e a obra ganhou novo impulso quando o Primeiro Batalhão Ferroviário, vindo de Lajes, em Santa Catarina, assume sua realização. Firmando um convênio entre o Ministério do Exercito e Ministério dos Transportes, passando assim a usar mão de obra civil e militar sob o comando do Engenheiro Capitão Corrêa, as obras foram empreendidas com novo vigor e mesmo visitadas pelo então Ministro dos Transportes Dirceu Nogueira.

A construção do trecho Roca Sales – Passo Fundo foram entregues no fim de 1979, com a presença do Presidente Ernesto Geisel no município em Guaporé, para inauguração da estação local e uma viagem inaugural. A “Obra do século” levou quase metade desse tempo para ser concluída. Atualmente há um projeto para uso de um trem de passageiros para passeios turísticos, pois esta ferrovia tem grande potencial para isto. Dentre os destaques da rota está o Viaduto 13, o maior da America Latina, com 148m de altura e 509 de extensão, localizado no município de Muçum e já utilizado para a prática do rapel por turistas de várias regiões.

Leandro Borges
Acadêmico do Curso de História/UPF
Fonte: Acervo AHR e Arquivo Municipal de Guaporé
Imagem: Visita do então Ministro Dos Transportes Dirceu Nogueira as obras