Conhecendo os fundos documentais do Arquivo Histórico Regional: Biblioteca Auxiliar

Ana Vitória Röhrig da Silva
Acadêmica do Curso de História/UPF

O acervo do Arquivo Histórico Regional conta, além de periódicos e demais documentos de arquivos públicos, sociais e privados, com uma seção denominada Biblioteca Auxiliar. Este conjunto possui uma grande variedade de livros, contemplando diversas áreas do conhecimento, tais como: Psicologia, Biologia, História, Geografia, Literatura, Medicina, Política, Matemática, Municípios (Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Ijuí, Campos Borges, Marau, Parai, Casca, Soledade, entre outros), Livros Didáticos, entre outros. 

Há uma seção onde é possível encontrar obras produzidas exclusivamente sobre Passo Fundo. Entre essas obras, destaco aqui a pesquisa produzida por Delma Rosendo Gehm (1917-2008) – professora e historiadora local – intitulada: Passo Fundo através do tempo, editada em três volumes. O primeiro volume foi publicado em 1978, e aborda acontecimentos políticos e sociais que envolveram Passo Fundo, direta ou indiretamente, no decorrer de sua história. 

Composta por mais de trinta subtítulos, e 180 páginas, a autora percorre o espaço do território de Passo Fundo, bem como da sua região geográfica desde meados do século XVI, que foram palco de alguns fenômenos particulares. Esses fenômenos são pincelados de maneira que desperte o interesse e a curiosidade do leitor, e para os pesquisadores, traz uma perspectiva ampla dos acontecimentos, com informações claras e especificas. Dentre os temas trabalhados por Gehm no primeiro volume, encontram-se os “Combates” que aconteceram, durante a Revolução Federalista (1893-1895) em Corisco, Mato Castelhano, Arroio Teixeira, Butiá, Passo do Cruz, Umbú, Valinho, Três Passos e Pulador. 

Assim como o primeiro, o terceiro volume da obra de Gehm está disponível para pesquisa no acervo da Biblioteca Auxiliar do Arquivo Histórico Regional, o AHR, entre outras publicações e documentações instigantes que valem a pena você conferir!