Revisando os arquivos: Revista Grande Hotel

No ano de 1947 vários acontecimentos significativos marcaram o país. O fechamento do Partido Comunista do Brasil (PCB); a visita do Presidente americano Harry Truman dos EUA ao Presidente brasileiro Eurico Gaspar Dutra; a assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR). Neste mesmo ano, o Sr. Arthuro Vecchi inicia a publicação de um folhetim de desenhos romances e fotonovelas.

A revista Grande Hotel teve sua primeira publicação em 1947 no Rio de Janeiro, o folhetim era de publicação da Editora Vecchi. Grande Hotel foi uma revista de variedades e romances, que buscava atingir preferencialmente o público feminino. Alguns romances eram publicados em capítulos sequenciais, que prendiam a atenção do público leitor e instigavam à aquisição da próxima edição.  A revista publicou suas primeiras “fotonovelas” à partir de 1950. Antes disso, as publicações das histórias de amor eram feitas em formato de quadrinhos e sua narrativa  incorporava casos de mistérios, de aventuras e de fantasias.

A revista trazia também informações sobre signos, receitas, e relatos sobre os “famosos” de Hollywood. Possuía passatempos e dicas de moda. Possuía também uma página exclusiva para as charges, que eram de variados tipos e assuntos.

A revista Grande Hotel era uma publicação que logo atingiu e agradou o publico feminino por possuir seu conteúdo estritamente direcionado às mulheres. Em suas páginas intercalava assuntos culinários, roupas da moda, dicas de noivas e que “trazia o ar das cidades europeias e americanas em suas historietas”.

Como fonte de pesquisa a Revista Grande Hotel, tem muito a oferecer, trazendo particularidades e marcas do pensamento da época. Também elucidava questões acerca do mundo contemporâneo ao enredo de suas histórias.

O AHR possui uma quantidade significativa dessas revistas, sendo aproximadamente 200 exemplares de diversos anos. O acervo está aberto à pesquisas para todos os públicos. O horário de funcionamento é das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:30, de segundas às sextas-feiras.

Márcio Francisco Gerhardt
Arquivo Histórico Regional/PPGH-UPF