O desenvolvimento industrial em Tapejara

Nos últimos anos, Tapejara sofreu grandes transformações, tanto no âmbito econômico como social. Tais mudanças ocorreram devido à industrialização que contribuiu muito para o desenvolvimento local gerando emprego, renda e promovendo o crescimento da cidade. Neste sentido, é significativo avanço numérico alcançado pelo município. Em 1999, Tapejara possuía 62 indústrias, 210 casas comerciais e contava com agricultura e pecuária bem desenvolvidas. Atualmente o setor industrial possui 167 empresas, o setor do comércio 1161 (entre prestadores de serviço, representantes comerciais, autônomos e setor de transportes), totalizando 1328 estabelecimentos industriais e comerciais.

Tapejara também se destaca pela produção agrícola, no entanto o que mais se evidencia atualmente em termos econômicos é seu vasto distrito industrial que produz artigos e produtos diversos como jeans, couro, móveis, confecções, balas, chocolates, derivados do leite, forros em PVC, metalurgia, etc., obtendo destaque como pólo regional de desenvolvimento marcado pela variedade e qualidade dos produtos. Porém, todos esses aspectos suscitaram muitas conseqüências para a população e também para o meio ambiente.

As empresas Tapejarenses possuem ações de integração para o desenvolvimento de novos projetos, identificação de demandas específicas e investimentos que contribuem para o progresso regional. Uma das realizações que corroboram tais questões foi a iniciativa de parte dos empresários de realizar a primeira Expotapejara, em novembro de 1999. Com esse evento foi possível expor as potencialidades do município e atrair empresários e visitantes de toda a região, destacando assim a diversidade das indústrias, dos produtos e serviços que geram renda e emprego. Todavia, para além dos muitos aspectos positivos, destacamos que o rápido processo de industrialização não se efetivou sem o surgimento de problemas significativos.

O crescimento muito acelerado da população é um deles. Esse problema ocorre devido ao fato de que o município possuía uma infra-estrutura bem organizada, oferta de mão-de-obra e um grande mercado consumidor. Todos esses elementos atraem muitas pessoas da região, de outros estados e também migrantes que deixam o campo para viver na cidade. Todavia, o aumento populacional progressivo acaba causando uma série de problemas na sociedade e na própria natureza. Dentre eles destacam-se o desemprego, o aumento da criminalidade, da violência, do número de pessoas carentes, a precariedade no abastecimento de água, da rede de esgoto sanitário, da coleta de lixo, no atendimento à saúde pública, na energia elétrica, no transporte coletivo, na educação, a degradação do meio ambiente, etc. Outro problema derivado deste processo de industrialização acelerada é a má distribuição de renda. O município apresenta índices significativos de desigualdades econômicas entre os cidadãos.

A industrialização contribui muito para o crescimento e desenvolvimento do município, porém todos os fatores citados demonstram a problemática enfrentada diariamente pelos cidadãos, evidenciando que a industrialização não traz somente benefícios, mas também danos ao meio ambiente e a vida das pessoas. Assim, defendemos que refletir sobre tais questões e tentar solucionar e minorar eventuais consequências negativas também deve fazer parte do pensar o município e o seu desenvolvimento.

Joana Scariot
Acadêmica do curso de História da UPF
Fonte: Acervo AHR