O “Gigante Do Boqueirão”

No inicio do século XX, Passo Fundo era uma cidade com pouco mais de 20.000 habitantes. O progresso chegara com a linha férrea ligando Passo Fundo a Porto Alegre e Santa Maria, porém havia pouco lazer futebolístico para seus habitantes. Até fins dos anos 1910 só havia um clube de futebol ativo na cidade, o Grêmio Sportivo, clube da elite passo-fundense. Porém, esta situação muda quando, em 12 de maio de 1918, é fundado o Sport Club Gaúcho, por Gil Loureiro, Alfredo Loureiro, Antônio Loureiro e mais alguns amigos. O novo clube de futebol reuniria a classe média da cidade e a colônia italiana de Passo Fundo, tornando o esporte menos elitista na cidade. O nome Gaúcho representa o orgulho pelo Rio Grande do Sul e as cores verde e branco, as cores do Partido Republicano Riograndense (PRR), partido ao qual estavam vinculados seus fundadores.

O primeiro titulo do Gaúcho foi conquistado em 1926, sendo então campeão Citadino Municipal e Campeão da Serra, titulo este conquistado com muita garra e bravura, segundo os cronistas da época. Em 1929 o Gaúcho paralisou sua atuação desportiva, muito em função da crise mundial daquele ano. O clube só reativou as atividades esportivas em 1937, sendo no ano seguinte campeão municipal e regional da Serra.

O profissionalismo só veio em 1954, quando o Sport Clube Gaúcho disputou a segunda divisão de profissionais do Campeonato Gaúcho de Futebol, porém, os gastos foram enormes e a crise novamente chegou ao clube, que só retornou ao Campeonato Gaúcho de Futebol em 1956.

Um dos momentos mais gloriosos para o Gaúcho foi a inauguração do Estágio Wolmar Salton em 1957, em uma partida contra o Grêmio Porto-alegrense. O estádio foi construído no mesmo local do seu antigo campo de jogo, a chamada Cancha do Gaúcho.

Em 1966 o time conquistou um dos maiores títulos de sua história quando foi Campeão Gaúcho da Segunda Divisão, garantindo vaga na elite do futebol rio-grandense na qual permanecera até 1980. Neste ano, o Gaúcho, mergulhou em outra crise econômica, e, sem possibilidade de investimentos, acabou sendo rebaixado da Primeira Divisão, só retornando a esta categoria em 1984.

Em 1985,  como resultado de uma má campanha, é rebaixado à segunda divisão e funde-se com o arqui-rival, o Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho, surgindo então o Esporte Clube Passo Fundo. Esta fusão foi abandonada no ano seguinte, quando o Gaúcho voltou a jogar com seu nome original. Durante cinco anos o Sport Club atuou, mas em 1990 se licencia da Federação Gaúcha de Futebol, deixando o Campeonato Gaúcho de Profissionais.

Ao retornar ao futebol profissional em 2000 o Sport Club Gaúcho iniciou com um bom grupo de jogadores, mas, infelizmente, os resultados não foram favoráveis ao time. As derrotas consecutivas levaram o clube a ser eliminado do Campeonato Brasileiro da Série C.

No ano de 2007 a crise devastou o Clube e a esperança de trazer para a cidade de Passo Fundo a possibilidade de possuir um time na elite do futebol. Sabemos que as inúmeras tentativas de retornar à elite desportiva foram barradas por problemas financeiros. Porém, temos que lembrar que todas as dificuldades de sua história não foram consideradas como obstáculos para desmotivar alguns empresários da cidade a investir no time do Gaúcho. Dificuldades existem, especialmente há que se destacar a destruição das dependências do Clube e o abandono do Estádio Wolmar Salton - que se tornou um abrigo para moradores de rua e usuários de álcool e drogas, que circulam freqüentemente pelas dependências do clube em ruínas. Mesmo vislumbrando tal situação, pensamos na possível reabilitação do Clube e em novos dias gloriosos para o futebol citadino que tantos desafios já enfrentou nestes 92 anos de história - é sempre bom  lembrar que “não ta morto quem peleia, tchê".

Guilherme Paravisi Machado e Miguel Eduardo dos Santos
Acadêmicos do Curso de História da UPF
Fonte: Acervo AHR