O jornal Orientador e a difusão do Espiritismo em Passo Fundo

O espiritismo tem uma longa história em Passo Fundo. Apesar do aparente silenciamento sobre sua organização e atividades, um olhar mais detido e algumas pesquisas sobre o tema indicam não só a existência de registros dos vários grupos e instituições que foram criadas no município, como também vestígios ainda mais consistentes de sua atuação social e religiosa. O movimento espírita foi sistematizado no século XIX pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec. Da França, a doutrina espírita se difundiu pelo mundo e ainda nas primeiras décadas do século XX chegou a Passo Fundo de maneira efetiva, com a criação de núcleos como o Grupo Espírita Concórdia e Caridade (1905), Centro Espírita Amor e Caridade Cristã (1923/24), Grupo Espírita Camilo Flamarion (1923/1924), Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz (1935), entre outros, menos formalizados e/ou fundados posteriormente.

O Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz continua em funcionamento e, nesta longa história da difusão da doutrina e atuação em Passo Fundo, criou em 1948 um órgão de imprensa para auxiliar da divulgação de suas crenças. O Orientador teve seu primeiro número publicado em abril, sob direção de Alady Berlese de Lima, gerência de Ernesto Formighieri e redação de Dalva Rozendo. Impresso com as dimensões de 31 X 24 cm, o número inicial teve quatro páginas de texto dedicados à difusão doutrinária, e contou com apoio de duas empresas anunciantes, possivelmente contribuintes para sua impressão. O jornal também deu destaque à informação da venda de assinaturas em prol de sua proposta de divulgação.

O editorial do primeiro número do Orientador destaca sua origem - “Nasceu, depois de uma prévia consulta aos bondosos e incansáveis emissários de Deus” -, assim como sua proposta “procura elucidar aqueles que desejam penetrar o pensamento na Eternidade”. Como jornal mensal que anunciava ser, o Orientador trouxe em suas edições, para além de textos doutrinários em textos, poemas, palestras, etc., informações sobre o espiritismo em Passo Fundo e uma coluna social que atualizava sobre aniversários, celebrações e análises de textos locais, nacionais e internacionais.

O Orientador constituiu-se em importante veículo de divulgação doutrinária e também do movimento espírita em Passo Fundo. Com longevidade evidente – o jornal, afora algumas interrupções temporárias, ainda é publicado pelo CEC Dias da Cruz – possibilita aos estudiosos das religiões e religiosidades um rico arsenal para análise. Também constitui parte da imprensa passo-fundense que, afora a marca indelével de outras publicações diárias, evidencia com sua pluralidade e multiplicidade, uma inesgotável fonte de estudos acerca do cotidiano, pensamento, política, cultura e crenças dessa sociedade tão múltipla, complexa e proficuamente singular.

Gizele Zanotto
Professora do Curso de História/UPF
Fonte: Acervo do AHR (Agradecemos ao CEC Dias da Cruz pela cessão de cópia do Orientador para o acervo AHR)
* O AHR destaca que os artigos publicados nessa seção expressam única e exclusivamente a opinião de seus autores