Conhecendo os fundos documentais do Arquivo Histórico Regional: Arquivos Privados – Nicolau Araújo Vergueiro

Ana Vitória Röhrig da Silva
Acadêmica do curso de História UPF

    Nicolau Araújo Vergueiro (1882-1956), além de médico, foi um político influente do município de Passo Fundo. Prefeito no mandato de 1921 a 1924, ocupou também o cargo de deputado estadual por cinco legislaturas seguidas (1909-1928) e deputado federal no período que compreende os anos de 1935 a 1937. Vergueiro atuou como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 1929 e também foi presidente da Sociedade Passo-Fundense de Medicina, fundada em 1931.

    Além do caráter político, Nicolau Vergueiro obteve êxitos na Medicina. Formado na Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, Farmácia em 1903 e Medicina em 1905, clinicou em sua cidade natal por cerca de 20 anos. Vergueiro contemplava ainda outras áreas e escritores se tornando amante do conhecimento, construiu uma biblioteca diversificada, que hoje está sob guarda do Arquivo Histórico Regional (AHR), disponível a todos os interessados para pesquisas e consultas.

    Em seu acervo constam livros e documentos de Política, História, Biografia, Direito, Legislação, Literatura, Obras de Referência, Psicologia, Filosofia, Religião, Educação, Didáticos, Públicos, Ciências, Medicina e Periódicos, como revistas e almanaques, além de objetos pessoais e móveis como um cofre, quadros, máquina de escrever, fotografias, placas, porta-retratos e outros. Respeitando o pedido de Vergueiro, após 50 anos de seu falecimento seus familiares doaram, após negociações com intermediação de membros do Projeto Passo Fundo e do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), a sua biblioteca e mobiliário ao AHR. As dependências da sala onde a documentação foi organizada contou com uma cerimônia de inauguração no dia 23 de maio de 2013. 

    O acervo ainda conta com os Livros de Memória, escritos por Nicolau Vergueiro que iniciou sua redação em julho de 1935, finalizando em novembro de 1937. Nos oito volumes sob guarda do AHR, o médico relata algumas histórias de sua vida na área da saúde, como por exemplo seus primeiros trabalhos como médico na cidade de Passo Fundo. Também aborda a atuação na política, trazendo alguns de seus discursos na Escola Complementar, num banquete político entre outros locais, e apresenta também uma lista dos exilados na Argentina e no Uruguai em 1933. 

     Em sua memória foram prestadas duas homenagens que merecem destaque: a nomeação de uma escola e um munícipio. A Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, conhecida na cidade como EENAV, leva o nome do médico em forma de homenagem desde 1958, quando ainda era chamada de “Ginásio Estadual Nicolau Araújo Vergueiro”. É válido ressaltar o interesse do político e médico pela educação. Em 1929, uma crise no estado se alastrou e com isso muitas escolas foram fechadas por falta de condições financeiras. Em Passo Fundo isso não ocorreu, pois, na época Nicolau Vergueiro não permitiu o encerramento de atividades, assumindo os custos que o erário público não pudesse cobrir, para sua manutenção. Devido a esse e outros feitos em prol da educação, a escola adotou o nome de “Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro” oficialmente em 1975.

    O município Nicolau Vergueiro, localizado ao norte de Passo Fundo, foi desmembrado do município de Marau em 1992. A origem da denominação carrega uma homenagem ao médico como forma de agradecimento pelo importante serviço de saúde prestado aos habitantes daquela comunidade. 

Interessada (o) em saber mais sobre os relatos pessoais de Nicolau Araújo Vergueiro? Ou que tal realizar uma pesquisa no acervo?  O AHR está esperando você!