Clube Comercial

22 de maio de 2012

O Palácio Encantado da Avenida Brasil

Em uma reunião, no dia 28 de abril de 1912, foi exposta a necessidade de congregar a classe comerciária da cidade de Passo Fundo, e assim nasceu o Clube Comercial.

Em 1916, surge a ideia de unir o Clube Comercial ao União Sport Club. A fusão permitiu à cidade de Passo Fundo uma entidade mais completa, permitindo, dessa forma, a construção de um edifício para sediar o novo Clube. Essa união ocorreu em outubro de 1916, com a fundação do então Club União Comercial que, mais tarde, voltou a chamar-se Clube Comercial.

Foi na década de 20 que começou o projeto para a construção de uma sede própria para o Clube. A construção do edifício situado à Avenida Brasil contribuiu para a modernização de Passo Fundo, com uma edificação moderna e elegante. Desde o bairro Boqueirão até o centro da cidade a modificação das edificações já era notável, dando à Avenida Brasil aspecto de cidade modernizada.

Em 1928, o exuberante edifício do Clube Comercial já estava inteiramente coberto e, nesse mesmo ano, ocorreu sua inauguração. A instalação da nova sede deu-se através de muito trabalho e espírito empreendedor dos dirigentes dessa sociedade. Os primeiros anos do Clube Comercial foram promissores.

O Clube Comercial acompanhou o progresso de Passo Fundo, tornando-se uma das maiores entidades sociais do norte do Rio Grande do Sul e conta, atualmente, com três sedes: a sede Social, a sede Vergueiro e a sede Campestre. Esse conjunto é resultado da dedicação e do empenho de seus dirigentes.

Vanessa Rosso Pinheiro 
Formada em História e Especialista em Sociologia 
Fonte: AHR 
Imagem: Projeto edifício Clube Comercial – 1925. 
 * Os artigos expressam a opinião de seus autores.