O Povo Reclama...

E os tempos mudaram. Uma vez ou outra já ouvimos alguém dizer essa frase em rodas de conversa pelo centro da cidade. Mudaram os tempos, as pessoas e também as suas necessidades. Mudaram-se o ritmo e o modo de se fazer algumas coisas. A cidade aumentou, cresceu. Mas, algo continua igual. As pessoas continuam a reivindicar por direitos que acreditam serem corretos. Então, também é por isso que os tempos e as necessidades mudam. Algo que antes se reivindicou pela existência agora pode ter seus dias contados também pela mesma via. Ao que era necessário agora falta utilidade.

Um caso concreto ? sim. Em 1939 uma parte da população de Passo Fundo mais diretamente a que transitava entre as ruas 7 de Setembro e Independência reclamava junto a Seção de Obras da Prefeitura, como também através da imprensa – em uma nota intitulada “O povo reclama” –, a construção de uma escada naquele cruzamento, pois facilitaria “o trânsito público no prolongamento da mesma rua, ao atravessar os trilhos” – que estavam instalados à rua 7 de setembro. E a mesma nota ainda reforçava a idéia da grande falta de uma escada “muito principalmente nos dias chuvosos, quando o local torna-se intransitável e perigoso”.

E setenta anos após a solicitação atendida podemos ver outra, envolvendo o mesmo caso, entretanto no sentido contrário: “Escada na rua Independência é muito pouco utilizada pelos pedestres. No entanto, pode se transformar em via para carros resolvendo parcela dos problemas de fluxo no centro da cidade”, sendo a “solução mais adequada a todos”.

Questões de acesso e mesmo de segurança alicerçam as reivindicações atuais. E, realmente, no momento não há como dizer que essa transformação não colaboraria com a melhoria do trânsito e do fluxo de carros no centro da cidade, já tão comprometido. Mas, isso ainda é algo com o que o poder público, os que transitam no local e a sociedade como um todo terão que debater, já que se trata de um patrimônio de todos.

De “O Povo Reclama: falta uma escada” até “Escada sem função” passaram-se 70 anos e,... os tempos mudaram em nossa cidade.

Benhur Jungbeck
Mestre em História
Imagens: Escadaria da rua Independência esquina com Sete de Setembro
Fonte: Acervo AHR