Home

O Arquivo Histórico Regional (AHR) iniciou suas atividades com a denominação de Museu e Arquivo Histórico Regional, no Campus I, em 1984. Após uma reorganização física e nominativa, recebeu a designação atual e foi alocado no Campus III da UPF, no centro de Passo Fundo. Em dezembro de 2020, após anos de discussão acerca de um novo espaço para abrigar o setor, o AHR recebeu designação para retorno ao Campus I, no Prédio do IFCH. A mudança iniciou em maio de 2021, ano não só do translado do volumoso e rico acervo, mas também da organização da documentação para a reabertura aos pesquisadores que ainda tem data incerta.

O AHR está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da UPF e ao curso de graduação em História, servindo de local de guarda, conservação e restauro e, sobretudo, de laboratório para pesquisadores da cidade e região, vetor para a produção do conhecimento.

Horário de atendimento
Excepcionalmente em função da pandemia de Covid-19 e também da mudança do AHR do Campus III para o Campus I da Universidade, o Arquivo está sem atendimento externo até a finalização do processo de reorganização.