Está no ar o Clube do Titio...

Que será hoje, sempre o maioral
Como o clube do Titio, não tem ainda e não terá igual.

Era através desse slogan executado pelas mãos da tia Mercedes ao piano e cantado em coro pelos participantes, que entrava no ar aos domingos, a partir da dez horas da manhã, o popular e concorrido programa infanto-juvenil da ZYF-5 Rádio Passo Fundo, o Clube do Titio.

As dependências da Rádio situada inicialmente na rua Cel. Chicuta, nº 441 - que logo após transferiu-se para a rua Morom em frente à Praça Marechal Floriano -, tornavam-se “pequenas para abrigar a grande massa de garotos e de seus progenitores que queriam assistir ou participar” do programa inaugurado em 16 de setembro de 1956. Além das apresentações artísticas, brincadeiras instrutivas e divertidas agradavam a garotada presente e também aos ouvintes de casa. Balas e diversos brindes eram fartamente distribuídos aos presentes no auditório.

Criação e animação do então radialista Wilson Cavalheiro, o programa tinha como objetivo, além de divertir e instruir a garotada entre 3 e 12 anos de idade, desenvolver e divulgar  os valores artísticos da terra, seja como cantor, declamador, dançarino, locutor, músico, ou outros pendores. Em sua fase inicial, uma orquestra infantil composta por piano, gaita e violino, fazia parte da programação.

A escolha da rainha do Clube do Titio e sua coroação realizada no Cine Real era um acontecimento que movimentava não somente as concorrentes e a família em geral, mas também toda a produção do programa. Maria Augusta Klein com quatro anos de idade, foi a primeira soberana.

Entre os inúmeros calouros que se apresentavam efetivamente no programa, podemos destacar: Terezinha e Berenice Medeiros, Liane Terezinha Rossoni, Maria Bernadete Vieira, Loreli Garcez, Jauro e Jarbas Gehlen, Paulo e Sandra Barquete, Jane Modesti, Seusa Maria e César Duarte, Tânia Maria Menegoto, Olene Chaves, Eni Cordeiro de Mello, Marly Edite Lopes Monteiro, Alaíde Silvestrin, Solange Quadros, Dinorah Lemos entre outros.

O conhecido Bar e Restaurante Maracanã situado na Rua Moron, próximo a Agência dos Correios, era o local para confraternização e apresentação em ocasiões especiais dos “artistas mais consagrados do programa.

Nesse “circuito” dominical de movimentação infanto-juvenil, merece destaque a saborosa “casquinha” vendida em frente à Catedral. Acondicionadas em um tamborete de metal com a tampa em formato de roleta, desafiava a gurizada, ao girar o ponteiro, conseguir mais casquinhas por um único valor. Consistia esse “jogo”, numa atração à parte.

Além de seu idealizador, contou o programa com outros apresentadores a exemplo de Gildo Flores que também exerceu a gerência da Rádio e Carlos Alberto Valadares.

O Clube do Titio foi sem dúvida nenhuma, uma programação que envolveu e encantou durante vários anos a família passo-fundense, alcançando grande audiência e revelando nomes que, à época, tornaram-se conhecidos artisticamente na cidade.

Parte integrante das Emissoras Reunidas Ltda, a Rádio Passo Fundo inaugurada em 19 de agosto de 1946, apresentava-se como elemento fundamental da comunicação à distância, popularizando-se a partir de meados dos anos 1940. A gerência inicialmente a cargo do “jovem locutor conterrâneo Maurício Sirotsky Sob”, contou também com a colaboração de José Lamaison Porto que viria nos anos de 1960, destacar-se na política local e estadual.

Profª. Ms. Sandra M Benvegnú
Acervo: AHR

Solicita-se a quem tiver fotos e mais informações sobre o assunto deste artigo entrar em contato com o AHR.