Resumos

A HISTÓRIA DO PRIMEIRO RELÓGIO: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA A EDUCAÇÃO INFATIL

Franciely Abero Patrona, Rosana Cavalcanti Maia Santos

 

CIDADES SUSTENTÁVEIS: EXPLORANDO QUESTÕES AMBIENTAIS COM SIMCITY

Gustavo Zanatta, Anúbis Graciela de Moraes Rossetto

 

DIGCOMPENF: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM À LUZ DO FRAMEWORK DIGCOMP 2.1

Francisco Carlos Pinto Rodrigues, Rosane Teresinha Fontana, Tereza Araujo

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AUTISMO: DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sabrina da Cruz Webler, Rozelaine de Fátima Franzin, Fábio César Junges

 

 ELETRICIDADE E PRODUÇÃO DE ENERGIA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO CTS

Caroline Chitolina de Campos Carneiro, Jucelino Cortez

 

ENSINO DE GEOMETRIA A PARTIR DO MODELO DE VAN HIELE

Fabriny Aparecida Souza Mesquita, Alisson Giacomelli

 

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DOCENTE: PROPOSTA DE UM GUIA EDUCATIVO

Renan Thomas Gottardo, João Carlos Krause, Marcelo Paulo Stracke

 

EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Rodrigo dos Santos, Anúbis Graciela de Moraes Rossetto

 

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO DE FÍSICA: CONSTRUÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL INSPIRADO EM EXPERIMENTOS DE NIKOLA TESLA

Márcio Nascimento de Oliveira, André Luís Silva da Silva, Paulo Henrique dos Santos Sartori

PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORATÓRIA/INVESTIGATIVA COM O USO DIDÁTICO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 

Jeanquele Nicolini Speth, Maria Madalena Dullius

PRODUTO EDUCACIONAL: GUIA DIDÁTICO VAPOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Luzia Freitas Cordeiro, Flávio Kieckow, Neusa Maria John Scheid

REFERATÓRIO DIGITAL DE SINALÁRIOS E GLOSSÁRIOS EM LIBRAS PARA TERMOS TÉCNICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E ÁREAS TÉCNICAS NO IFSUL

Elisa Emanuele Vasconcelos Nasser

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LINGUÍSTICO E MATEMÁTICO. UM OLHAR PARA A INCLUSÃO DE IMIGRANTES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL WOLMAR SALTON

    Cláudia Zimmermann Teixeira, Maria Carolina Fortes

TRILHA PEDAGÓGICA SOBRE O EVOLUCIONISMO NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Marlise de Souza Marin, Andreia Sias Rodrigues, Maria Isabel Giusti Moreira

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA E GERAL ENVOLVENDO EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO

Gabriela Troian, Alisson Giacomelli

INTRODUZINDO A NOÇÃO DE PARTE-TODO: UMA ABORDAGEM DIGITAL (SCRATCH E KAHOOT) PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANTES DAS FRAÇÕES

Taiane Carrilho Rosa, Verlani Timm Hinz

A TEMÁTICA MATÉRIA E ENERGIA, SOB A  PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS, NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Janaína Della Santa, Jucelino Cortez

APLICATIVO EDUCACIONAL PARA PAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COLABORATIVA

Valesca Falcão Sorteia, Antonio Vanderlei dos Santos

BIOLOGIA EM AÇÃO: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA SIGNIFICAR, MEDIAR E INTERVIR

Elaine da Silva Bortoli, Nelson Luiz Reyes Marques

ENSINO DE NANOMATERIAIS POR PERCEPÇÃO TÁTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA COM IMPRESSÃO 3D

Nilton Cezar Rodrigues Menezes, Lourenço Nataniel Pinheiro Portella, Flávio André Pavan, Cristiano Correa Ferreira

JOGOS DE TABULEIRO E LITERATURA: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Gilmar de Assis Euzébio, Anúbis Graciela de Moraes Rossetto

OS FILHOS E OS NÚMEROS, APRENDENDO MATEMÁTICA COM A MÚSICA .

Silvia Aparecida Correa e Correa Moreira, Alisson Giacomelli

 

PROJETO, CÓDIGO, AÇÃO!: UMA PROPOSTA DE PRODUTO EDUCACIONAL COM UMA ABORDAGEM MAKER PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Gabriela Roth, Fabrícia Damando Santos

PROPOSTA DE UM JOGO DE ESCAPE ROOM DIGITAL SOBRE CIÊNCIAS FORENSES PARA O ENSINO

Alisson Barros Y Silva, Márcio Marques Martins, Nilo Eduardo Kehrwald Zimmermann

 

QUADRO DE PUNNETT 3D MODULAR INTEGRADO EM SITUAÇÕES-PROBLEMA: PROPOSTA DE DISPOSITIVO PARA ENSINAR GENÉTICA

Vanessa Costa Freitas, Paulo Henrique Guadagnini, Vania Elisabeth Barlette

 

QUIMICANDO: O JOGO DE ESCADAS E ESCORREGADORES DA QUÍMICA

Giovanna Vitória Pavin Tordin, Márcia Von Frühauf Firme

 

RAÍZES DA TERRA, VOZES DA COMUNIDADE: ENSINO INVESTIGATIVO E CURRÍCULO CTS APLICADO ÀS GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Cleiton Antonio Rossetto, Anúbis Graciela de Moraes Rossetto

 

TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM PRODUTO EDUCACIONAL FUNDAMENTADO NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Fernanda Nascimento Teichmann

USO DE MEMES DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Andriw Ruas Santos, Camila Dutra Pinheiro, Raquel Ludtke, Andreia Sias Rodrigues

 

A LUDICIDADE COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE O CICLO DE VIDA DAS PLANTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Camila Dutra Pinheiro, Andriw Ruas Santos, Andreia Sias Rodrigues

APARATOS FLUTUANTES DE EMERGÊNCIA: PRÁXIS EM STEM COM EDUCANDOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS ENCHENTES

Viviane Magnan Savela, Tânia Cristina Baptista Cabral

CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PISTAS DE UMA PROFESSORA CARTÓGRAFA

Maria Cristina de Oliveira Osório, Ângela Maria Hartmann, Márcio André Rodrigues Martins

EXPERIMENTAÇÃO LÚDICA POR ESCAPE ROOM: UMA PROPOSTA DE DIVULGAÇÃO DA QUÍMICA

Viviane Viviam Cuadros, Rafael Roehrs

 

GEOPARQUE DE CAÇAPAVA DO SUL: UMA PROPOSTA DE ESCAPE ROOM FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA FREIREANA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Milena Mendonça Dutra, Sandra Hunsche

 

MATERIAL DIDÁTICO SOBRE ONDAS SONORAS MECÂNICAS ATRAVÉS DO OUVIDO: CONEXÕES ENTRE A FÍSICA E BIOLOGIA

Cecília Petinga Irala, Cristiano Correa Ferreira

NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM BASEADA EM INQUIRIÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA O ESTUDO DA VIDA HUMANA FORA DA TERRA

Katyany Sillveira de Góes, Guilherme Frederico Marranghello, Rosana Cavalcanti Maia Santos

 

PLATAFORMA GAMIFICADA SABIÁ: UMA SOLUÇÃO DIGITAL EM CONSTRUÇÃO PARA  POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Juan Carlos Quevedo Weimar, Daniela Alves de Azevedo, Tatiana Aires Tavares, Vinicius Kruger da Costa

 

RELATÓRIO TÉCNICO EDUCACIONAL: PERFIL DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA 35ª CRE (COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FRENTE AO SAEB E SAERS

Mário Luiz Amorim da Silva, Fernanda Cristina Foss De Zorzi

 

SEQUÊNCIA DE ENSINO COM O MODELO HÍBRIDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Taila Lacerda, João Ladislau Barbará Lopes

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DA LUZ PARA AS PLANTAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Vera Lúcia Faulstich, Vinicius Carvalho Beck

CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM 3D: A COLUNA VERTEBRAL EM NOSSAS MÃOS

Pamela Vargas, Letícia Perez Köhn, Kauã Menezes Kloppenburg Soares, Cristiano Corrêa Ferreira

ENTRE PALAVRAS E GESTOS: PERFORMANCE LITERÁRIA E LEITURA EM VOZ ALTA

    Aline de Freitas Jacinto, Vera Lúcia Cardoso Medeiros

LABORATÓRIO MÓVEL: APROXIMANDO A TEORIA E A PRÁTICA COM ROTEIROS EXPERIMENTAIS

Vitória Moreira da Costa, Sandra Hunsche, Milena Mendonca Dutra

 

CADERNO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DO MÉTODO BALLESTER E EM DIÁLOGO COM AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Marcelo Bueno Moura, Cleci Werner da Rosa

 

 

INSCREVA-SE