Resumos 2022.

RESUMO

AUTORES

TESTES - USO DE CHATBOT NO ENSINO MÉDIO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA

 

Luciane Daroit, Cleci Werner da Rosa, Adriano Pasqualotti

O ENSINO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS POR MEIO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO CADESIMU SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA POE

 

Matheus da Silveira, Maria Claudete Schorr, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

 

INCENTIVO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA JUNTO A EDUCADORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Diego Lippert de Almeida, Fabricia Damando Santos

 

O COMPARTILHAMENTO DE UM BLOG COMO PRODUTO EDUCACIONAL

 

Adriano Edo Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Giovana Luiza Schneider, Paulo Henrique Vieira de Macedo, Sabrina Ruggeri

 

UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE CÔNICAS NO ENSINO MEDIO POR MEIO DO USO DE APLICATIVO DIGITAL

 

Fernanda Endrizzi, Cássia de Andrade Gomes Ribeiro, Luiz Marcelo Darroz

HORTA VERTICAL: METODOLOGIA ATIVA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Elizandra Pires Brandão, Greice Scremin

 

DIMENSIONAMENTO DE REATORES QUÍMICOS INDUSTRIAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA APLICADA NO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

 

Leandro Rodrigues Oviedo, Germano Possani, William Leonardo da Silva, Leonardo Dalla Porta

CONHECENDO E VALORIZANDO AS RAÍZES

 

 

Juliana de Mello Maicá, Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff, Caio Jacques de Oliveira, Carina de Moura Machado, Carla Adriana Franco Schutz, Claúdia Verdum Viegas, Gislaine Feltraco Pavão, Madalena Lourega Heiting Brittes, Tânia Regina da Silva Baptista, Valide Inês Kunkel

 

A IMPRESSORA 3D: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS

 

Luiz Fernando Rodrigues Junior, Germano Possani, Diogo Kramer Topolski, Leonardo Dalla Porta

 

UMA UEPS PARA ABORDAR O IMPACTO AMBIENTAL DAS LÂMPADAS LED E OS CONCEITOS FÍSICOS ENVOLVIDOS

 

Adriana Vigne Xavier, Elaine Ferreira Muniz de Almeida Barros, Alana Neto Zoch, Clóvia Marozzin Mistura

 

O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS

 

Rosivaldo Carvalho Gama Júnior, Marco Antonio Moreira

 

USO DE GEOTECNOLOGIAS E GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARBORIZAÇÃO URBANA 

 

João Guilherme Ghisleni Frank, Flavio Kieckow, Denilson Rodrigues da Silva

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM APP INVENTOR PARA O ENSINO DE ENFERMAGEM: ACESSO VENOSO PERIFÉRICO

 

Luis Alexandre Herter, Flavio kieckow, Rosane Teresinha Fontana

 

CLUBE DE ASTRONOMIA NOTRE DAME: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA TRABALHAR ESCALAS ASTRONÔMICAS NO SISTEMA SOLAR

 

Cássia de Andrade Gomes Ribeiro, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

 

INICIAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA APRENDIZAGEM CRIATIVA E NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL A PARTIR DA COMPUTAÇÃO PLUGADA OU DESPLUGADA

 

Demson Oliveira Souza, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Maria Claudete Schorr

 

CANAL NO YOUTUBE: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA ENSINAR E APRENDER

 

 

Bruna Caroline Petry Junges, Camila Gonçalves Arrosi, Claudete Weber Miguel, Débora Machado, Eliani Retzlaff, Elisiane Vieira dos Santos, Geordana Ribas Ferreira, José Carlos de Bittencourt, Juciana Marques Tejkowski de Bittencourt, Luana Duarte, Marone Marchi, Rosangela Ferreira Prestes, Sheila Nardes Rodrigues, Vitória Moraes da Silva, Zélia Terezinha Guimarães Moraes

UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE MEDIDAS DE DISPERSÃO E O USO DO EXCEL

 

Thaís Vendruscolo, Leonardo Dalla Porta

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Simone de Arrial Cerentini, Greice Scremin

 

BAÚ ITINERANTE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS

 

 

Esther De David Maicá, Greice Scremin