Anais

Eixo 4 - Práticas e Intervenções na Educação Básica e Superior

  Comunicação Científica

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

O ERRO NA PERSPECTIVA DO JOGO: SUPERANDO LACUNAS DE APRENDIZAGEM

 

 

Alessandra Natália dos Passos e Suelen Maggioni Eltz

 

 

02

 

 INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

 

 

Alexandre Menezes Veiga e Clarissa de Assis Olgin

 

 

03

 

O CONCEITO NÚMERO RACIONAL NA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA E SEUS SIGNIFICADOS: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Aline Schwade e Isabel Koltermann Battisti

 

 

 

04

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DE PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA

 

 

Ana Paula Krein Müller, Silvana Neumann Martins e Geovana Luiza Kliemann

 

 

 

 

05

 

TOMADA DE DECISÃO: ARGUMENTAÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DIANTE DE SITUAÇÕES ECONÔMICAS E FINANCEIRAS

 

 

Angela Joanella Cardoso Rocha e Rita de Cássia Pistóia Mariani

 

 

06

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

 

 

Carolina Rodrigues Dias e Clarissa de Assis Olgin

 

 

07

 

ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDER MATEMÁTICA DE FORMA DIFERENCIADA

 

Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius e Ana Paula Krein Muller

 

 

 

08

 

PIBID MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO
ENSINO/APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

 

 

Jader Leonardo Rodrigues Della Flora e Siomara Cristina Broch

 

 

09

 

O TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE EAD: PERSPECTIVAS SOBRE O
PROCESSO EDUCATIVO COM A MATEMÁTICA

 

 

Lucilaine Goin Abitante, Mariele Josiane Fuchs e Elizangela Weber 

 

 

10

 

OS PADRÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

 

 

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Eleni Bisognin e Vanilde Bisognin

 

 

11

 

A GINCANA DA MULTIPLICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

 

 

Natália Silveira Pahim, Sonia Regina Prado de Medeiros, Lozicler Maria Moro dos Santos e Karla Jaqueline Souza Tatsch

 

 

12

 

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ARTICULADORES DO RACIOCÍNIO LÓGICO E DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Paula Isabel Ludwig e Lucas Vanini 

 

 

13

 

PROCEDIMENTO PARA A ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS ENVOLVENDO MÉTODOS NUMÉRICOS PARA REFINAR RAÍZES DE FUNÇÕES

 

 

Eduardo Henrique Banaczewski, Eliani Retzlaff e Rosangela Ferreira Prestes

 

 

14

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS

 

 

Ana Paula Krein Müller, Silvana Neumann Martins

 

 

 

15

 

O ENSINO DA MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADO NA REALIDADE DO ALUNO DO CAMPO

 

 

Marcos Rodrigo Gomes

 

 

 Minicurso

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

TRABALHANDO GEOMETRIA COM ORIGAMI E MANDALA

 

Eliana Walker, Maicon Quevedo Fontela e Natiele Dornelles Fontoura

 

 

 

02

 

JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO – CRIANDO ESTRATÉGIAS PARA APLICAR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

 

 

Elisângela Fouchy Schons, Magda Neves da Silva e Natália Alessandra Kegler

 

 

Pôster

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

A TEORIA DA ATIVIDADE E A ENCULTURAÇÃO MATEMÁTICA COM OS ALUNOS DO IFMG EM TERRAS PLATÔNICAS

 

 

Natália Caroline Mendes e Marli Duffles Donato Moreira

 

 

02

 

 CAMINHO MATEMÁTICO: INTERVENÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA NA ESCOLA

 

 

Géssica dos Santos, Camila Faligurski Fim, Gabriela Carollo, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz, Vanessa Oliveira Costa e Luiz Henrique Ferraz Pereira

 

 

 

03

 

O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE PRÁTICAS PERTINENTES A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

 

 

Andrei Luís Berres Hartmann, Camila Porto Giacomelli e Liane Teresinha Wendling Roos

 

 

 

04

 

MATEMÁTICA E BIOLOGIA: UMA POSSÍVEL INTERDISCIPLINARIDADE

 

 

Ademir Basso

 

 

 Relato de Experiência

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

 

 

Ademir Basso

 

 

02

 

AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NA REALIDADE: O COTIDIANO COMO BASE

 

 

Ademir Basso

 

 

03

 

MÚLTIPLAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA PARA MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

 

Ademir Basso

 


 

 

04

 

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: DIÁRIOS REFLEXIVOS

 

 

Ademir Basso

 

 

 

05

 

MATEMÁTICA & QUÍMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRELAÇADA COM A QUÍMICA

 

Adriane Liscano Janisch e Karin Ritter Jelinek

 

 

 

06

 

O USO DA PLATAFORMA KHANACADEMY NO ESTUDO DA MATEMÁTICA BÁSICA NO ENSINO MÉDIO

 

 

Aline Reissuy de Moraes

 

 

07

 

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REGRA DE
TRÊS

 

 

Alisson Furquim Salbego, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes 

 

 

08

 

A DIVISÃO EM UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM: O PRESENTE PARA A CHAPELEIRA MALUCA

 

 

Ana Luiza Golin, Rochele Ribas de Oliveira e Thanize Bortolini Scalabrin

 

 

09

 

"OS FILHOTES DO VOVÔ CORUJA": TRABALHO COM NÚMERO E
REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Ana Valeria Abbeg e Neila Tonin Agranionih 

 

 

10

 

IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

 

Anderson Minosso, Rosangela Bautitz da Silva e Suzamara Bautitz

 

 

 

11

 

ANÁLISE COMBINATÓRIA NA PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

 

 

Andréia Elisa Hahn, Eliani Retzlaff e Rosângela Ferreira Prestes

 

 

12

 

REFLEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE: A PESQUISA-AÇÃO, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Andrieli Tais Hahn Rodrigues, Amanda Denes e Rúbia Emmel

 

 

13

 

UMA EXPERIÊNCIA DE ENCULTURAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

Bruna da Silva Ferreira e Marli Duffles Donato Moreira

 

 

14

 

O ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DO USO DE RESURSOS DA TECNOLOGIA

 

 

Bruna Maiqueli Epple, Isabel Koltermann Battisti

 

 

15

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR ANIMAÇÃO DIDÁTICA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.

 

 

Bruno Santos Nascimento e Rodrigo da Silva Ferreira

 

 

16

 

PROGRAMA PIBID/MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA OFICINAS DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Camila Faligurski Fim, Carla Milena Spielmann, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz e Luiz Henrique Ferraz Pereira

 

 

17

 

UM ESTUDO SOBRE A DIVISÃO POR ZERO

 

 

Carolina Ferreira da Silva, Thalia Leiria Pinto, Tanara da Silva Dicetti e Marcia Viaro Flores

 

 

18

 

O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

 

Adrieli Rejane Daronch, Claudiane Raquel Feltes, Jaqueline Simon, Mauricio Ramos Sgarbi, Pâmela Ceolin Pinto e Rosi Portela

 

 

 

19

 

OFICINA DE GEOMETRIA PLANA COM ALUNOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin e Mariane Giaretta

 

 

 

20

 

UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Cristiana Monique Feltes e Cassiano Scott Puhl

 

 

21

 

INTERVENÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA ENSINADA
DE DIFERENTES MANEIRAS

 

 

 Cristiane da Silva Stamberg e Dayane Flores

 

 

22

 

UTILIZANDO APLICATIVOS PARA A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PLATAFORMA APP INVENTOR

 

 

Cristiane da Silva Stamberg e  Dayane Flores

 

 

23

 

MEIO AMBIENTE E TRANSVERSALIDADE NA MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

Daniana de Costa e Edilson Pontarolo

 

 

24

 

O ESTUDO DE SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS E SUA REPRESENTAÇÃO ALGÉBRICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA

 

 

Débora Bussolotto, Diogo Israel Schwanck e Márcia Notare

 

 

25

 

UMA ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DO GRÁFICO DE UMA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO ALGEO

 

 

Dênis Sidinei Rossi e Roberto Preussler

 

 

26

 

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE ÁREA DE POLÍGONO

 

 

Eduarda Warmbier, Luciane Lawall Arnemann, Julhane Alice Thomas Schulz e Lucilaine Goin Abitante

 

 

 

27

 

PROJETO: CONSTRUINDO UM LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA

 

Emanoel Noé Machado Assmann, Magda Neves da Silva, Elisangela Fouchy Schons e Natália Alessandra Kegler

 

 

 

28

 

SEMANA DO EULER: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/MATEMÁTICA

 

Felipe de Azevedo Maciel e Marli Duffles Donato Moreira

 

 

 

29

 

GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS SIMETRIAS DE REFLEXÃO, TRANSLAÇÃO E ROTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

Gabriel Prates Brener, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes

 

 

 

30

 

A COMBINAÇÃO DE ELEMENTOS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DAS ROUPAS DA CHAPEUZINHO

 

 

Iasmim Martins Noro, Gabriela Fontana Gabbi e Carine Daiana Binsfeld

 

 

31

 

MAPA CONCEITUAL DO TRIÂNGULO RETÂNGULO: UMA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE GEOMETRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

 

Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Josieli Duranti, Betine Diehl Setti e Maria de Fatima Baptista Betencourt

 

 

 

32

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS: ESTUDOS TEÓRICOS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

 

Jéferson de Lima Vieira, Rafael Andrioli da Rosa, Henrique Schons Assumpção, Pethry Agustinho Teixeira, Eliamar Ceresoli Rizzon e Maria de Fátima Baptista Betencourt

 

 

 

33

 

O USO DE TRUQUES “MATEMÁGICOS” NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

Jenifer Laís de Lara e Ricardo Fajardo

 

 

 

34

 

A INFLUÊNCIA DA MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

 

Jeverton Iedo Dörr, Marcelo Marcelo Eder Lamb e Morgani Mumbach 

 

 

 

35

 

MATEMÁTICA E EMBALAGENS: INTEGRANDO CONHECIMENTOS EM CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL

 

 

José Ricardo Ledur, Dênis Carrard Ledur e Arrigo Fontana 

 

 

36

 

MEDIDAS E SAÚDE: CONECTANDO MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

 

 

José Ricardo Ledur, Arrigo Fontana e Dênis Carrard Ledur

 

 

37

 

EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS PARA A
GENERALIZAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS

 

 Josieli Duranti, Claudiane Raquel Feltes, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti e Maria de Fatima Baptista Betencourt

 

 

 

38

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFC – CAMPUS SANTA ROSA DO SUL

 

 

Julian da Silva Lima, Cassiano Scott Puhl e Neiva Ignês Grando

 

 

39

 

IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO MARISTA MEDIANEIRA

 

 

Juliane Carla Berlanda

 

 

40

 

MATEMÁTICA X FORMAÇÃO CIDADÃ: MOBILIANDO UMA CASA...

 

Keith Gabriella Flenik Morais, Tiago Augusto Skroch de Almeida e Angelita Minetto Araújo

 

 

 

41

 

TESTE DA EFICÁCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM

 

 

Lais Primieri e Giseli Verginia Sonego

 

 

42

 

ENSINANDO OS FUNDAMENTOS DA GEOMETRIA PARA ALUNOS DE 5º ANO

 

Leonardo Caumo Biasotto, Henrique Schons Assumpção, Jéferson de Lima Vieira, Nathiele Braiz Cecchin, Pethry Agustinho Teixeira, Rafael Andrioli da Rosa e Marília Hassan Pacheco Assunção

 

 

 

43

 

CAÇANDO POKÉMONS COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA

 

Luana Leal Alves, Letícia Klein Parnoff e Lisandra de Oliveira Sauer

 

 

 

44

 

PADRÕES NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

 

 

Luis Sebastião Barbosa Bemme, Greice Scremin, Etiane Bisognin Rodrigues, Tatiane Ferreira da Silva e Vanilde Bisognin

 

 

45

 

ESTÁGIO CURRICULLAR SUPERVISIONADO: DA OBSERVAÇÃO À REGÊNCIA

 

Magda Neves da Silva, Lorens E. Buriol Sigueñas e Elisangela Fouchy Schons

 

 

 

46

 

PIBID: (TRANS)FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Magda Neves da Silva, Amanda Denise Nogueira Machado, Silvia Machado e Lorens E. Buriol Sigueñas

 

 

 

47

 

ENSINO DE LOGARITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

 

 

Marcia Viaro Flores, Marcos Luís Cassal, Janilse Nunes e Iuri Lammel

 

 

48

 

O JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
NOS ANOS INICIAIS

 

 

Mariangela Jocelita Frigo de Campos e Neila Tonin Agranionih

 

 

49

 

O PLANO CARTESIANO COM O SCRATCH: UMA POSSIBILIDADE DE INVESTIGAÇÃO

 

 

Marluce Albring Coutinho

 

 

50

 

PROGRAMAÇÃO NOS ANOS INICIAIS

 

Natali Brandt e Leandra Anversa Fioreze

 

 

 

51

 

EXPLORANDO O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

 

 

Natauan Bianchin de Lima, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz e Nathalia da Rosa Lopes

 

 

52

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PASSO FUNDO

 

 

Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Augusto Debona Mattei e Géssica dos Santos

 

 

53

 

DO PROBLEMA DA SOMBRA AO BONECO DE ALPISTE: ACOMPANHANDO A PASSAGEM DO TEMPO

 

 

Rochele Ribas de Oliveira, Ana Luiza Golin e Thanize Bortolini Scalabrin

 

 

54

 

A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

 

 

Salete Eisen e Roberto Preussler

 

 

55

 

MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCALA CUISENAIRE

 

 

Salete Teresinha Tartari e Luana Angélica Alberti 

 

 

56

 

PROJETO A MATEMÁTICA DA NATUREZA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE METODLOGIA ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

 

Samuel Sonego Zimmermann e Ricardo Fajardo

 

 

57

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM EQUAÇÕES DO 1º GRAU ATRAVÉS DO SCRATCH

 

 

Sheila Mendes de Figueiredo

 

 

58

 

ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA

 

 

Simone Fátima Zanoello e PIOVESAN, Marília

 

 

59

 

UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDO DE CONJUNTOS NO ENSINO MÉDIO: MATEMÁTICA PARA COMPREENDER A VIDA

 

 

Sonia Ines Mezzomo Donatti e Rose Grochot Gayeski

 

 

60

 

CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ESTUDO ESTATÍSTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETOS

 

Sonia Regina Prado de Medeiros, Natália Silveira Pahim, Eduardo de Medeiros Londero, Lozicler Maria Moro dos Santos e Karla Jaqueline Souza Tatsch

 

 

 

61

 

PROJETO ECOFORMADOR: DESVENDANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA FABRICAÇÃO DE SABÕES ARTESANAIS

 

 

Suzamara Bautitz, Anderson Minosso e Rosangela Bautitz da Silva

 

 

62

 

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO

 

 

 Taíne Alessandra Librelotto e Fabiane Fischer Figueiredo

 

 

63

 

MAPA CONCEITUAL E O JOGO: DUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

 

 

Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Marli Teresinha Quartieri e Miriam Ines Marchi

 

 

64

 

JOGOS DE MATEMÁTICA NO APOIO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

 

 

Veronice Maria Kawalek, Marcos Vinicius Pereira Ribeiro e Renata da Silva Dessbesel

 

 

65

 

APRENDER EXPERIMENTANDO: POSSIBILIDADE DE UM NOVO OLHAR PARA AS CIÊNCIAS EXATAS

 

 

Vitória Gabriel Krey, Geovana Luiza Kliemann e Italo Gabriel Neide

 

 

66

 

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: Materialização da teoria 

 

 

Tiago Ravel Schroeder, Indianara Cucco, Fátima Peres Zago de Oliveira 

 

 

67

 

NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA: ATIVIDADE COM ALUNOS DE ENGENHARIA

 

 Simone Fátima Zanoello, Merielen Fátima Caramori

 

 

 

68

  

ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

 

 

Priscila Arcego 

 

 

69

 

VIVÊNCIAS NO CREATI E UM NOVO OLHAR MATEMÁTICO

 

Jaqueline Simon, Nathiele Braiz Cecchin, Luiz Henrique  Ferraz Pereira

 

 

 

 

70

 

 

CONSTRUINDO CONCEITOS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

 

 

Jessica Pedroso Fagundes, Daniela Stevanin Hoffmann

 

 

71

 

 

 MATEMÁTICA COLORIDA: A ARTE DESAFIADORA DE ENSINAR UMA ALUNA SURDA

 

 

Luana Henrichsen, Vânia Luisa Behnen

 

 

72

 

 

CAIXA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO
SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

 

 

Maria das Graças Kohn Rodrigues, Daniela Stevanin Hoffmann

 

 

73 UM JOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA Andrielli Los Silveira