Anais
Eixo 4 - Práticas e Intervenções na Educação Básica e Superior
| 
			 Nº  | 
			
			 TITULO  | 
			
			 AUTOR(ES)  | 
			
			 | 
		
| 
			 01  | 
			
			 
 OFICINA DE MATEMÁTICA COM ALUNOS SURDOS: UMA AÇÃO DE EXTENSAO 
  | 
			
			 
 Mariane Kneipp Giareta  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 02  | 
			
			 
 DESAFIOS MATEMÁTICOS EM SALA DE AULA, E AGORA? 
  | 
			
			 
 Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico, Neuza Terezinha Oro, Milene Giaretta, Gisele Tais Piovesan, Débora Sernajotto 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 03  | 
			
			 
 O SHOW DA MATEMÁTICA: MÁGICA, HUMOR E COTIDIANO 
  | 
			
			 
 Ademir Basso  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 04  | 
			
			 
 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Saddo Ag Almouloud  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 05  | 
			
			 
 LÓGICA NA OBMEP TRABALHADA DE FORMA LÚDICA 
  | 
			
			 
 Camila Gasparin Magnaguagno, Kelen Berra de Mello  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 06  | 
			
			 
 UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO TRABALHO COM TEMÁTICAS - EXPLORANDO O TEMA ARTE  | 
			
			 
 Clarissa de Assis Olgin, Claudia Lisete Oliveira Groenwald 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 07  | 
			
			 
 UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO E SUAS 
  | 
			
			 
 Danusa de Lara Bonotto, Rosana Maria Luvezute Kripka, Luciana Richter, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luis Schifino Ferraro 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 08  | 
			
			 
 DISCUTINDO A MATEMÁTICA ESCOLAR PELA PRÁTICA DO DEVER DE CASA 
  | 
			
			 
 Débora de Lima Velho Junges, Neila de Toledo e Toledo 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 09  | 
			
			 
 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO CRÍTICAREFLEXIVA DE ENGENHEIROS AMBIENTAIS 
  | 
			
			 
 Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 10  | 
			
			 
 APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS UTILIZANDO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO 
  | 
			
			 
 Dilson Henrique Ramos Evangelista, Cristiane Johann Evangelista 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 11  | 
			
			 
 ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEITOS ESTATÍSTICOS COM O USO DO LIBREOFFICE CALC 
  | 
			
			 
 Fabrício Fernando Halberstadt 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 12  | 
			
			 
 SIMULADO DA PROVA BRASIL: ANÁLISE DE QUESTÕES MATEMÁTICAS RESOLVIDAS POR ALUNOS DO 5º ANO E DO 9º ANO EM SEIS ESCOLAS PÚBLICAS DO VALE DO TAQUARI 
  | 
			
			 
 Gabriel Bavaresco, Gabriela Rabaioli Rama, Elise Cândida Dente, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 13  | 
			
			 
 POSSIBILIDADES DE DISCURSO NA DISCIPLINA DE LÓGICA MATEMÁTICA: MÉTODO CIENTÍFICO, MATEMÁTICA COMO LINGUAGEM E A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS VÁLIDOS E CORRETOS. 
  | 
			
			 
 Guilherme Augusto Pianezzer 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 14  | 
			
			 
 O APRENDIZADO DO ALUNO DISCÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA 
  | 
			
			 
 Janislei Paula Mariano, Guilherme Augusto Pianezzer 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 15  | 
			
			 
 CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA A REPRESENTAÇÃO ANALÍTICA E GEOMÉTRICA DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
  | 
			
			 
 Karla Jaqueline Souza Tatsch, Janice Rachelli, Leonardo Dalla Porta, Lozicler Maria Moro dos Santos, Vânia Bolzan Denardi, Vanilde Bisognin 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 16  | 
			
			 
 ARGUMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO ENVOLVENDO PROPRIEDADES DE ÂNGULOS DE POLÍGONOS: ALGUMAS IMPRESSÕES 
  | 
			
			 
 Liana Krakecker, José Luiz Magalhães de Freitas 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 17  | 
			
			 
 PLANTÃO DE DÚVIDAS: UM RECURSO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Lilian Fátima Ancerowicz, Taís Portela Arenhart, Simone Ribeiro de Oliveira 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 18  | 
			
			 
 OS CONCEITOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NO FUNCIONAMENTO E NO USO DA BICICLETA: PERCEPÇÕES DE FABRICANTES, USUÁRIOS E PROFESSORES 
  | 
			
			 
 Leisle Priscila Beck, Magnus Cesar Ody 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 19  | 
			
			 
 DA MODELAGEM A MODELAÇÃO – UMA PRÁTICA POSSÍVEL 
  | 
			
			 
 Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Maria Salett Biembengut 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 20  | 
			
			 
 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: ALTERNATIVAS PARA PROPICIAR O BEM VIVER EM SALA DE AULA 
  | 
			
			 
 Rosana Maria Luvezute Kripka, Raphael Souza Alves, Mariane Oliveira Bica 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 21  | 
			
			 
 ANÁLISE DE REGISTROS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE VETOR 
  | 
			
			 
 Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 22  | 
			
			 
 MATEMÁTICA E FOTOGRAFIA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA SE ENSINAR E AVALIAR 
  | 
			
			 
 Ademir Basso, Fernando Rocha Pinto 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 23  | 
			
			 
 USO DE APLICATIVOS MATEMÁTICOS E FÍSICOS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
  | 
			
			 
 Adriana Belmonte Bergmann, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius, Romildo Cruz 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 24  | 
			
			 
 EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM VOLTADA AO CONSUMO CONSCIENTE 
  | 
			
			 
 Ana Paula Rebello, João Bernardes da Rocha Filho 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 25  | 
			
			 
 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO DE 1º GRAU 
  | 
			
			 
 Andressa Tais Diefenthäler, Bruna Maroso de Oliveira, Maira Simoni Brigo, Isabel Koltermann Battisti 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 26  | 
			
			 
 MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE TALES 
  | 
			
			 
 Anelise Dias Fontana, Lozicler Maria Moro dos Santos 
 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 27  | 
			
			 
 USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO 
  | 
			
			 
 Bruno Santos Nascimento 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 28  | 
			
			 
 JOGOS MATEMÁTICOS: BRINCANDO E APRENDENDO 
  | 
			
			 
 Carla Marcela Spannenberg Machado dos Passos, Edicleia Xavierda Costa, Milena Schneider Pudelco 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 29  | 
			
			 
 OBJETO EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE NÚMEROS COMPLEXOS 
  | 
			
			 
 Cassiano Scott Puhl 
 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 30  | 
			
			 
 ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA 
  | 
			
			 
 Cassiano Scott Puhl, Vanessa Cristina Rech Viganó 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 31  | 
			
			 
 A EXPERIÊNCIA DE DUAS ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PEDAGOGOS 
  | 
			
			 
 Cintia Rosa da Silva, Ana Paula Ferreira, Aline Gelsleichter 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 32  | 
			
			 
 GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ATIVIDADE POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA 
  | 
			
			 
 Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 33  | 
			
			 
 ERRANDO QUE SE APRENDE E PINTURAMÁTICA: AÇÕES DO PIBID 
  | 
			
			 
 Débora Sernajotto, Gustavo de Oliveira Rosa, Nilomar Zanotto Júnior, Luiz Henrique Ferraz Pereira 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 34  | 
			
			 
 ATIVIDADE EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU 
  | 
			
			 
 Jacy Pires dos Santos, Marli Teresinha Quartieri 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 35  | 
			
			 
 O HOMEM QUE CALCULAVA: UM EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR, MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA 
  | 
			
			 
 Jaqueline Simon, Vanessa Pansera, Maurício Ramos Sgarbi, Pâmela Ceolin Pinto, Rafael Andrioli da Rosa, Taís de Oliveira Miranda, Rosí de Fatima Oliveira Portela, Luiz Henrique Ferraz Pereira 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 36  | 
			
			 
 TRABALHANDO EM SALA DE AULA A GEOMETRIA COM O TANGRAM 
  | 
			
			 
 Jasmine Soares dos Santos, Adrieli Rejane Daronch, Alessandra Cristina Rüedell, Camila Faligurski Fim, Daniel Francisco Nichele, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz, Luiz Henrique Ferraz Pereira 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 37  | 
			
			 
 GAMIFICAÇÃO: TRILHANDO NOVOS CAMINHOS 
  | 
			
			 
 Katia R S Apresentação, Raissa R S Apresentação, Nicolas M R Quinto 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 38  | 
			
			 
 O USO DE SOFTWARES E JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Lozicler Maria Moro dos Santos, Dionatan de Oliveira Nadalon 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 39  | 
			
			 
 LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR 
  | 
			
			 
 Maria Christina Schettert Moraes, Dirce Maria Teixeira Paz 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 40  | 
			
			 
 POSSIBILIDADES DIALÓGICAS NUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 
  | 
			
			 
 Maria Eliane Matias Dutra, Cristiane Antonia Hauschild 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 41  | 
			
			 
 A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 
  | 
			
			 
 Michelle Soares Centurião, Karla Jaqueline Souza Tatsch 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 42  | 
			
			 
 COMO ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS RESOLVEM PROBLEMAS? UMA PRÁTICA DE MODELAGEM 
  | 
			
			 
 Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 43  | 
			
			 
 AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS 
  | 
			
			 
 Rosana Maria Luvezute Kripka, Daniel Francisco Nichele, Paolo Cezar de Nardin Pandolfo 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 44  | 
			
			 
 ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR DOIS ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO 
  | 
			
			 
 Alessandra Cristina Rüedell, Nilomar Zanotto Júnior, Sandra Mara Marasini 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 45  | 
			
			 
 RELATOS DA PRIMIERA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO CONTINUADA 
  | 
			
			 
 Simone Cristina Azeredo Ribas, Gabriele Granada Veleda 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 46  | 
			
			 
 AUTOSSEMELHANÇA EM FIGURAS NÃO-EUCLIDIANAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 
  | 
			
			 
 Thiago Phelippe Abbeg, Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 47  | 
			
			 
 CARTEADO DE SEXTA A TARDE: EXPERIÊNCIA COM JOGOS LÚDICOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Valter André Jonathan Osvaldo Abbeg, Thiago Phelippe Abbeg 
  | 
			
			 
  | 
		
| 
			 48  | 
			
			 
 ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: RELATOS DE OFICINAS EM UMA ESCOLA DE PASSO FUNDO 
  | 
			
			 
 Vanessa Pansera, Mariane Kneipp Giareta 
  | 
			
			 
  | 
		
| 49
			 
  | 
			
			 
 REPENSANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESPECIAL: UM PROJETO DE EXTENSÃO 
  | 
			
			 
 Vera Cristina de Quadros, Laiana Paula Jeronymo 
  | 
			
			 
  | 
		
| 50 | 
			 
 VISITA À GALERIA DE ARTE: UMA MANEIRA DE RELACIONAR MATEMÁTICA E ARTES 
  | 
			
			 
 Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Morgana Scheller, Danusa de Lara Bonotto 
  | 
			
			 
  | 
		
| 52 | 
			 
 A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Ademir Basso 
  | 
			
			 
  | 
		
| 53 | 
			 
 AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AO INGRESSAREM NA DISCIPLINA DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER 
  | 
			
			 
 Juliana Pires da Silva, Méricles Thadeu Moretti 
  | 
			
			 
  | 
		
| 54 | 
			 
 MODOS DE SIGNIFICAR OBJETOS MATEMÁTICOS: ESTUDO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
  | 
			
			 
 Aline Santos Pereira, Suelen Assunção Santos 
  | 
			
			 
  | 
		
| 55 | 
			 
 O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM JOGO DE VÔLEI COM O AUXILIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Dilamar Reis Lamberty, Alexandre da Silva, Élton da Silva  | 
			
			 
  | 
		
| 56 | 
			 
 OLIMPÍADA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E A CRIATIVIDADE 
  | 
			
			 
 Marli Teresinha Quartieri, Alana Gerhardt, Amanda Riedel, Maria Madalena Dullius, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt 
  | 
			
			 
  | 
		
| 57 | 
			 
 A MULTICAÇÃO E SUAS TRÊS AÇÕES MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INTERDISICIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 
  | 
			
			 
 Simone Tonatto Ferraz, Ana Luiza Golin, Rochele Ribas de Oliveira, Thanize Bortolini Scalabrin, Laura Pippi Fraga, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes 
  | 
			
			 
  | 
		
| 58 | 
			 
 MULTIPLICAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: UMA ABORDAGEM PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 
  | 
			
			 
 Tauana Bianchetti, Neiva Ignês Grando  | 
			
			 
  | 
		
                            
                             
                    