Edição 2014

Programação

 

Dia 05/05/2014
 
Dia 06/05/2014
Dia 07/05/2014
Manhã

8h – Recepção aos participantes, últimas inscrições e retirada dos materiais.

 

9h às 9h30min – Sessão solene de abertura (síntese da jornada anterior)

 

9h30 – 11h30min

Conferência de abertura: Ensinaraprender matemática na escola: que matemática e que prática educativa? Prof. Dr. Dario Fiorentini - Unicamp / SP

Local: Auditório da FEAC – Prédio B6

 

8h30min – 11h30min

Minicurso

 

Local: Prédio B5

 

9h – 11h30min

Fórum de

Licenciaturas em Matemática

 

Local: Prédio B2

 

8h30min – 11h30min

Painel de encerramento:

Educação Matemática: O que ensinar? Por que aprender? com

Prof. Dr. Dario Fiorentini

Prof. Dr. Antônio Miguel

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

Tarde

14h – 15h30min

Diálogos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

14h – 15h30min

Palestra:

Indisciplina e aprendizagem da matemática com o Prof. Dr. Joe de Assis Garcia - UTP/PR

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

15h30min – 16h

Intervalo

 

16h – 17h30min

Diálogos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

16h – 17h30min

Palestra:

 Rumo à Educação Matemática Inclusiva: o que ensinar? Por que aprender? com a Profa. Dra. Siobhan Victoria Healy - UNIBAN /SP

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

17h – Sessão de Pôsteres

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

14h – 15h30min

Diálogos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

14h – 15h30min

Palestra:

Princípios de Currículo e boas práticas docentes no ensino de Matemática com a Prof. Ms. Mônica Bertoni dos Santos – PUC/RS

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

15h30min – 16h

Intervalo

 

16h – 17h30min

Diálogos Educacionais

 

Local: Salas - Prédio B6

 

16h – 17h30min

Palestra:

 Linguagem, Matemática e Conhecimento com a Profa  Dr. Marisa Rosâni Abreu da Silveira – UFPA

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

18h – Atividades comemorativas: Dia Nacional da Matemática

(Lançamento de livros, homenagens, etc.)

 

Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

 

Noite

19h20min 

 

Painel sobre Tecnologias no Ensino de Matemática:

 

A evolução do ensino da matemática utilizando as novas tecnologias com o Prof. Juan Medina Molina- Universidade Politécnica de Cartagena/Espanha 

 

 

Educação em tempos de abundância! com o Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira - Universidade de Passo Fundo/RS

 

 

Local: Centro de eventos da UPF 

19:20 – 20h50min

Conferência:

As Matemáticas que varremos para baixo do tapete e outras tantas que
enfiamos goela abaixo nos alunos: 11 esquisitices matemáticas que
"ensinamos", mas  deveríamos pensar em abolir. com o Prof. Ms. Antônio José Lopes (Bigode) – CEM/SP

 

 Local: Auditório da FEAC - Prédio B6

 

21h

Jantar de confraternização

 

Local: APUPF

 


Antonio José Lopes (Bigode)

Professor-pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM), graduado pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, fez mestrado e é doutorando em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, sendo orientado pelos professores Joaquim Gimenez (UB) e Josep Fortuny (UAB).

Presta consultoria didático-pedagógica a dezenas de instituições privadas (escolas, fundações e institutos de pesquisa) e públicas com destaque para o Ministério da Educação MEC (PCN, TV Escola) e dezenas de Secretarias Estaduais (SP, PR, MS) e Municipais de Educação (SP, Curitiba, Vitória, etc.) sobre temas relacionados à Educação Matemática.

É autor da coleção Matemática Hoje é Feita Assim, FTD, e de artigos sobre Didática da Matemática.

Áreas de interesse e produção: currículo e metodologia da matemática, ensino de geometria e pensamento geométrico, pensamento algébrico, uso calculadora na sala de aula, erros em matemática, avaliação em matemática, ensino à distância.

Matemática Hoje: http://www.matematicahoje.com.br/telas/mat_autor.asp


 Dario Fiorentini

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado). Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). No triênio de 2007 a 2009, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Desde 2010, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e membro da Comissão Central de Pós-Graduação (CCPG) da Unicamp. Em agosto de 2011 assumiu também a coordenação geral dos programas de Pós-Graduação (mestrados e doutorados - PPGE e PECIM) da FE/Unicamp.


Siobhan Victoria Healy

         Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo. Ela trabalha no Brasil desde 2002, depois de trabalhar como pesquisadora em Educação Matemática do Instituto de Educação da Universidade de Londres. Seus interesses de pesquisa são em tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de Matemática, e especialmente na elaboração de maneiras inovadoras de fazer e expressar Matemática escolar. Ela está particularmente interessada nos desafios associados à construção de uma Matemática escolar mais inclusiva, e em entender as práticas matemáticas de alunos que não têm acesso a algum campo sensório. Atualmente, ela é coordenadora do grupo de pesquisa Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática (TecMEM) e responsável pelo projeto de pesquisa Rumo à Educação Matemática Inclusiva (CAPES-PROESP), que tem por objetivo investigar os relacionamentos entre experiências sensórias e cognição em Matemática, elaborar e avaliar cenários de aprendizagem de Matemática para alunos com uma diversa gama de necessidades educacionais e colaborar com professores no desenvolvimento de estratégias de ensino que respeitam as diversas necessidades de todos os estudantes de Matemática.


Marisa Rosâni Abreu da Silveira

Possui Graduação em Matemática-Licenciatura Plena (1985), Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pará no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, linguagem matemática, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos.


Mônica Bertoni dos Santos

Concluiu o mestrado em Educação Em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2005. Atualmente é Professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Publicou 4 artigos em periódicos especializados e 14 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro publicado. Possui 4 itens de produção técnica. Participou de 31 eventos no Brasil. Orientou 3 trabalhos de iniciação científica (em domínios de conhecimento não especificados). Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 37 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Geometria, Ensino Fundamental, saberes docentes, campo conceitual, Contextualização, currículo, Cursos de Licenciatura em Matemática, Ensino Superior, Diário do professor, divisor, Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática.


Antonio Miguel

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História, Filosofia e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, história da matemática, historia da educação matemática, filosofia da educação matemática e história na educação matemática. Desde os últimos 5 anos, suas pesquisas vêm também incidindo sobre as relações entre educação matemática, práticas socioculturais e discursivas e práticas escolares e não escolares de mobilização de cultura matemática.


Juan Medina Molina

Doutor em Matemática pela Universidade de Valencia (Espanha) e PhD em Matemática pela mesma universidade. Ganhou o prêmio de Licenciatura e promoção número 1 91/96 Faculdade de Matemática, além participar das duas edições da plataforma Moocs e MiriadaX da Telefonica y Universia, obtendo premiação na primeira com o curso "Matemáticas Básicas". Desde 1999 é professor titular da Universidade Politécnica de Cartagena, Espanha. Idealizador e executor do projeto de lasmatematicas.es, página da web com vídeos explicativos de conteúdos matemáticos, tem a aspiração de que sua página venha a ser uma referência como apoio para a aprendizagem da matemática no Ensino Básico e em nível superior inicial.

Veja uma entrevista dada por ele e publicada na revista Pensamento Matemático da Universidade Politécnica de Madrid, clique aqui.


Joe de Assis Garcia

Licenciado em Ciências e Bacharel em Matemática pela PUC-PR. Mestre em Educação pela UFPR, e Doutor em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, onde atua no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Tem atuado no campo educacional há trinta anos, lecionando na Educação Básica e na Educação Superior, e na última década tem investigado práticas pedagógicas inovadoras, com foco em interdisciplinaridade, teorias de currículo e indisciplina escolar.

Veja seu artigo na Revista Nova Escola sobre indisciplina e currículo, clicando aqui.


Adriano Canabarro Teixeira

Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É pós-doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq. Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Atua como professor colaborador no Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. É pesquisador e líder do grupo de estudo e pesquisa em Inclusão Digital, responsável pelo projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital e colaborador no projeto Mundo da Leitura. Atualmente é Bolsista de Extensão no País MCT/CNPq - Nível A. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Inclusão Digital e coordenador das duas primeiras edições.