Anais

Relato de Experiência

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

01

 

A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO DE MATEMÁTICA DO IFMT – CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

 

 

Vera Cristina de Quadros

 

02

 

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

 

Guilherme Moraes de Menezes

José Benito Gomes Lopes

Nitiele Medeiros Contessa

Erivelto Bauer de Matos

Mauricio Ramos Lutz

 

 

03

 

A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E A APRENDIZAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

 

Elisiane da Costa Moro

Janete Maria Scopel

Roseli Fornaza

 

 

04

 

A METODOLOGIA DE JOGOS NO ENSINO DA GEOMETRIA

 

Greice Kellen Morche

Karen Daiana Battisti

Lucilene Paiva

 

 

05

 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNO SURDO

 

 

Jaqueline Rodrigues da Rosa

Cátia Regina Zuge Lamb

Roberto Preussler

 

 

 

 

 

06

 

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS VIRTUAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

 

 

Danielli Vacari de Brum

Karina Schiavo Seide

Maiara Mentges

 


07

 

A GEOMETRIA DE FORMA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA COM CANUDOS, DOBRADURAS E TANGRAM

 

 

Álvaro Maciel

Marleide Coan Cardoso

Elizete Maria Possamai Ribeiro

Ailton Durigon

 

 

08

 

A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES

 

 

Roberto Preussler

Barbara Morais Fabris

Angélica Theis dos Santos

 

 

 

 

 

 

09

 

ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO EDUCATIVO COM A MATEMÁTICA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Leandro Boszko

Mariele Josiane Fuchs

 

 

10

 

A MATEMÁTICA MAIS DIVERTIDA ATRAVÉS DE JOGOS

 

 

Juliana Diniz Lima

Eliane Aimi Rigon

Vanda Teresa Silva Rodrigues

Ana Paula U.Toja

Ariane Leal

Cristiane da Silva Stamberg

Adriana Medeiros Welter

 

 

11

 

AMBIENTE INTERATIVO DE APRENDIZAGEM, TRABALHO DINÂMICO DE GEOMETRIA ANALÍTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA

 

 

Siméia Tussi Jacques

Simone Braga Castanho

Inês Farias Ferreira

 

 

12

 

A METODOLOGIA DE PROJETOS NO ENSINAR E NO APRENDER MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES

 

 

Ana Júlia dos Santos da Silva

Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva

Natani Raquel Foletto Lacerda

Isabel Kolterman Battisti

 

 

13

 

ANALISANDO MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FRAÇÕES

 

 

Jusiara de Lima

Mariele Josiane Fuchs

Roberto Preussler

 

 

14

 

A ANÁLISE DOS ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DETERMINAÇÃO DE SOLUÇÕES DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU INCOMPLETAS COM E SEM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR.

 

 

Everton Henrique Cardoso de Lira

Kátia Silva Cunha

Edelweis Tavares Barbosa

 

 

15

 

APRENDENDO A VER-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO PIBID

 

 

Italo Augusto Alves Coleraus

Laiana Paula Jeronymo

Vera Cristina de Quadros

 

 

16

 

APRENDENDO FRAÇÕES DE MANEIRA LÚDICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO

 

 

Lutiele Machado Godois

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

 

17

 

PRÁTICA DE AVALIAÇÃO: O USO DO PORTFÓLIO NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

 

 

Eliane Maria Cocco

 

 

18

 

ALGUNS CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM DO TEMA FRAÇÕES NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Lissa Nareli dos Reis Portela

Hugo Alex Diniz

 

 

19

 

USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, DESENVOLVENDO OS CONCEITOS DE LÓGICA COM SCRATCH

 

 

Rubens Renato da Silva de Lima

Monica Bertoni dos Santos

 

 

20

 

CONSTRUINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM NEE: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

 

Giovana da Silva Cardoso

 

21

 

A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO NO ESTUDO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA

 

 

Aline Tampke Dombrowski

Thiely Maria Copetti

Arthur Copatti

Eliani Retzlaff

Rosangela Ferreira Prestes

Sulane Lenz

 

 

22

 

A CONTRIBUIÇÃO DA ASTRONOMIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA

 

 

Daiana Pellenz

Elisiane da Costa Moro

Josie Cristina Tisott

 

 

23

 

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A PROVA BRASIL

 

 

Adriana Andrade Bastos

Adriana Medeiros Welter

Filipe Sarmento Barreto

Lutiele Machado Godois

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

24

 

COPA DO MUNDO 2014: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA

 

 

Patrícia Zanon Peripolli

Ana Flávia Martins

Diliane Dias

Renata da Silva Dessbesel

 

 

25

 

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA USO DO SMARTPHONE

 

 

Fausto Henrique Moraes Vieira da Silva

Melissa Meier

 

 

26

 

DIA DA MATEMÁTICA: UM DESAFIO COM OS NÚMEROS

 

 

Juliana Diniz Lima

Eliane Aimi Rigon

Vanda Teresa Silva Rodrigues

Ana Paula U.Toja

Ariane Leal

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

27

 

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO DE DISLEXIA

 

 

Rafaela Emília Biondo

Daniele Martini

 

 

28

 

DOBRADURAS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE APRENDER GEOMETRIA

 

 

Bianca Bitencourt da Silva

Débora da Silva de Lara

Silviana Izabel Freire Severo

Jussara Aparecida da Fonseca

Mauricio Ramos Lutz

 

 

29

 

DOBRADURAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOS PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO

 

 

Roberto Preussler

Vanessa Gomes

Marisa do Carmo Pacoff da Silva

 

 

30

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO FAMILIAR E ORÇAMENTO DOMÉSTICO

 

 

Ana Paula Rohrbek Chiarello

Daiana Ransan Martins

Iselda Pereira

Jaci José Cenci

Rodrigo Barichello

 

 

31

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FERRAMENTA DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS RURAIS

 

Carine Cambri Moreira

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

 

32

 

MODELAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: ELABORAÇÃO DE PLANTA BAIXA E CONSTRUÇÃO DA MAQUETE

 

 

Lisiane Milan Selong

 

 

33

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

Débora Carolina Molina Lemes

Marlise Geller

 

 

34

 

ENSINANDO GEOMETRIA DE MANEIRA DIFERENCIADA

 

 

Diego de Vargas Matos

Isabel Cristina Machado de Lara

Scheyla Lima Vieira Pinto

 

 

35

 

ENSINO DE GEOMETRIA COM O PROGRAMA SKETCHUP: UMA PROPOSTA EM MODELAGEM MATEMÁTICA

 

 

Hamilton Cunha de Carvalho

Fernando Cardoso

Ena Rafaela

Fabrícia Aragão

 

 

36

 

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS DOS ALUNOS EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 

 

Marisa do Carmo Pacoff da Silva

Mariele Josiane Fuchs

 

 

37

 

ESTIMULANDO O GOSTO PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR MEIO
DA OLIMPÍADA MATEMÁTICA DA UNIVATES

 

 

Diésica Daiane da Silva

Carolina Schwingel

Claus Haetinger

Marli Teresinha Quartieri

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Maria Madalena Dullius

 

 

38

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDOS A PARTIR DA PERCEPÇÃO VISUAL DE ALUNOS SURDOS BILÍNGUES

 

 

Fernando Henrique Fogaça Carneiro

Bruna Fagundes Antunes Alberton

 

 

39

 

UMA EXPERIÊNCIA COM MOLAS: MODELANDO FUNÇÕES

 

 

Cassiano Scott Puhl

Vanessa Cristina Rech Viganó

Gabriele Molon

 

 

40

 

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O TANGRAM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

 

 

Roberto Preussler

Morgani Mumbach

Leandro Wolkmer

Leonardo Thomaz Sauter

 

 

41

 

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES QUE ATUAM NO PIBID

 

 

Juliana Diniz

Adriana Andrade Bastos

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

42

 

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO POR MEIO DA SEQUÊNCIA
FEDATHI E O SOFTWARE GEOGEBRA

 

 

Romilson Gomes dos Santos

Maria José Costa dos Santos

 

 

43

 

FEIRA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

 

 

Daniela Jéssica Veroneze

Fernanda Lewandoski da Silva

Raquel Anger Bulling

Simone Fátima Zanoello

 

 

44

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES DO USO DE APLICATIVOS COMPUTACIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

 

 

Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara

Neiva Althaus

Marli Teresinha Quartieri

Maria Madalena Dullius

 

 

45

 

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO

 

 

Luiz Henrique Ferraz Pereira

Mariane Kneipp Giareta

Neuza Terezinha Oro

Rosa Maria Tagliari Rico

 

 

46

 

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

 

 

Alana Gerhardt

Marli TeresinhaQuartieri

Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Ieda Maria Giongo

 

 

47

 

UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DO WINPLOT

 

 

André Eduardo Ventorini

Fabrício Fernando Halberstadt

Inês Farias Ferreira

 

 

48

 

APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO DO 1º GRAU POR MEIO DO JOGO “TRILHA DAS FUNÇÕES”

 

 

Jhonatan Ferreira

Luana Perreira Villa Real

Daieli Fernanda dos Reis

Jean da Costa Serves

Thaisa de Oliveira Honisch

João Marcelo Junges

Aline Gabrielczyk

Rubia Diana Mantai

Sulane Roseli Lenz

 

 

49

 

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: UM EXEMPLO COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES E GEOMETRIA

 

 

Maria Maroni Lopes

Davidson Paulo Azevedo Oliveira

Frank Victor Amorim

 

 

50

 

O SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA AUXILIAR PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

 

 

Caroline Conrado

Eleni Bisognin

 

 

51

 

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXÍLIO AO APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA

 

 

Joviana Sartori de Souza

Karina da Silva Gualberto

 

 

52

 

INCLUSÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: UMA PRÁTICA DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E À INDIVIDUALIDADE HUMANA

 

 

Luciano Kadzerski

Greice Kellen Morche

Liane Vizzotto

 

 

53

 

INQUIETAÇÕES DE PROFESSORES: RELATO DE UM CURSO SOBRE MATEMÁTICA INCLUSIVA

 

 

Maria Adelina Raupp Sganzerla

Marlise Geller

 

 

54

 

“JOGOS NO LABORATÓRIO”: POTENCIALIZANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

 

 

Angéli Cervi Gabbi

Cristiana Pilatti

Giovana de Oliveira

 

 

55

 

MATEMÁTICA LÚDICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

 

 

Adriana Andrade Bastos

Lutiele Machado Godois

Adriana Medeiros Welter

Pablo Camargo Flores

Filipe Sarmento Barreto

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

56

 

MATERIAIS MANIPULÁVEIS: RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE POLINÔMIOS

 

 

Geferson Gustavo Wagner Mota da Silva

Ana Júlia dos Santos da Silva

Natani Raquel Foletto Lacerda

Isabel Kolterman Battisti

 

 

57

 

A MODELAGEM MATEMÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FIXAÇÃO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DE UM PROJETO HABITACIONAL

 

 

Charles Zuconeli Guimarães

Silvio Martins Britto

 

 

58

 

MODELAGEM MATEMÁTICA E O ACIDENTE RADIOATIVO COM CÉSIO 137 EM GOIÂNIA: UMA ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

 

 

Charles Bruno da Silva Melo

Eleni Bisognin

 

 

59

 

MODELAGEM MATEMÁTICA ALIADA AO WINPLOT NO ENSINO DE FUNÇÕES DO 1º GRAU

 

 

Leandro Boszko

Maurício da Silva Pinto

Julhane Alice Thomas Schulz

Roberto Preussler

 

 

60

 

A MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA: UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA A REPENSAR A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Neila de Toledo e Toledo

 

 

61

 

O AFETO E A MATEMÁTICA: OLHAR DE UMA ESTAGIÁRIA

 

 

Elisane Strelow

Rogério Burkert

Carla Gebahrdt Gehling

 

 

62

 

OFICINA DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

 

 

Daniele Bracher

Rogério Sacramento Burkert

Carla Gebhardt Gehling

 

 

63

 

OFICINA DE SCRATCH: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIO -INVESTIGATIVA DE CONCEITOS DE GEOMETRIA VIVENCIADA PELO PIBID

 

 

Rosângela Salles dos Santos

Cristine Sauer Ribeiro

Haranyn de Almeida Correia de Lacerda

Janesca Diele Müller da Silva

Leticia Dall’Agnol

Sabrina Rizzo

Sandra Mara Marasini

 

 

64

 

OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS: UM PROJETO DE EXTENSÃO

 

 

Rafael Montoito

Maria da Graça Peraça

 

 

65

 

O PIBID E A DOCÊNCIA: A APRENDIZAGEM DE SABERES PELA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

 

 

Débora Sernajotto

Lisandra Barreto da Silva

Mariele Sitta

Nilomar Zanotto Júnio

Rosí de Fatima Oliveira Portella

Sandra Mara Marasini

 

 

66

 

PIBID: O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS DIDÁTICOS

 

 

Ana Carla Ferreira Nicola Gomes

Camila Dorneles da Rosa

Jussara Aparecida da Fonseca

Mauricio Ramos Lutz

 

 

67

 

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS

 

 

Rita Salete Kusiak

Rosangela Ferreira Prestes

Rozelaine de Fátima Franzin

Eliani Retzlaff

 

 

68

 

POTENCIALIZANDO SENTIDO E RELAÇÕES ATRAVÉS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

Ana Paula Del Aghenese

Pablo Camargo Flores

Lutiele Machado Godois

Cláucia Honnef

Cristiane da Silva Stamberg

Alexsandro Queiroz Lencina

 

 

69

 

A PRÁTICA DE ESTÁGIO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

 

 

Tamara Ost Fracari

 

 

70

 

PREPARANDO CAMPEÕES PARA AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

 

 

Elizangela Weber da Luz

João Vitor Merlo

Júlia Pinho Mallmann

 

 

71

 

PROBLEMAS DE RACIOCÍNIO LÓGICO: PRÁTICA PEDAGÓCICA VISANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA

 

 

Ivanete Fátima Blauth

Camila Pissatto

Liane Vizzotto

 

 

72

 

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

 

Gecinara Almeida Godinho

Raimunda Martins de Lima

Nilzilene Gomes de Figueiredo

 

 

73

 

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL

 

 

Ademir Basso

José Maria Chamoso Sánchez

Maria José Cáceres Garcia

Pilar Azcárate Goded

 

 

74

 

ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR

 

 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

 

 

75

 

RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

 

 

Ester Vellar Krause

Denise Nascimento Silveira

 

 

76

 

RECURSOS DIGITAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA OBMEP

 

 

Marlei Tais Dickel

Inês Farias Ferreira

 

 

77

 

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO EM MATEMÁTICA PROJETO PESCAR – SCREW: FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA BÁSICA

 

 

Renata Cezar Pinto

 

78

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O JOGO EDUCATIVO DIGITAL: INVESTIGANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO SISTEMA MONETÁRIO

 

 

Fabiane Fischer Figueiredo

Tayná Luiza Henn

 

 

79

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ALTERNATIVA PARA ENSINAR FUNÇÕES 1º GRAU

 

 

Roberto Preussler

Ronei Osvaldo Ziech

 

 

80

 

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELETRÔNICAS NA RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Andrielly Viana Lemos

Alexandre Branco Monteiro

Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Carmen Teresa Kaiber

 

 

81

 

A APROPRIAÇÃO DE SIGNIFICADO DOS NÚMEROS E DO SISTEMA DECIMAL: RELATO DE EXPERIÊNICAS DA OFICINA DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM SURDOS

 

 

Mariane Kneipp Giareta

Taciana Dóro

 

 

82

 

UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DA ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA VIVÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

 

 

Adriana Rosélia Kraisig

Isabel Kolterman Battisti

Cátia Maria Nehring

 

 

83

 

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PARA UMA INTERVENÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE FRAÇÃO

 

 

Jéssica Mistura Zanon

Jorge Henrique Gualandi

Lyvia Poggian Correia

Pedro Henrique Milagre

Tamiris Moura Neves

Thiarla Xavier Dal

 

 

84

 

O USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO PIBID

 

 

Vanessa Pansera

Taís Montelli dos Santos

Adriane de Lima

Sandra Mara Marasini

 

 

85

 

O USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

 

 

Adriana Medeiros Welter

Eliane Aimi Rigon

Filipe Sarmento Barreto

Vanda Teresa Silva Rodrigues

Cristiane da Silva Stamberg

 

 

86

 

O USO DA INFORMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO

 

 

Ailson Hikaru Watanabe de Lima

Moacir Konrad

Odair Ceron

 

 

87

 

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

 

 

Scheyla Lima Vieira Pinto

Isabel Cristina Machado de Lara

Diego de Vargas Matos

 

 

88

 

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DE PAVIMENTAÇÕES NO PLANO

 

 

Paula Gabrieli Santos de Assumpção

Inês Farias Ferreira

 

 

89

 

A VALORIZAÇÃO DA GEOMETRIA POR MEIO DO LÚDICO

 

 

Elisane Strelow

Felipe Fehlberg Herrmann

Carla Gebahrdt Gehling

 

 

90

 

VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR

 

 

Helena Maria Mello

Ana Maria Mello

Dora Anita Mello