Anais

Eixo 3 – Pesquisa em Educação Matemática

  Comunicação Científica

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

PROBLEMAS DE DIVISÃO ENVOLVENDO O SISTEMA MONETÁRIO: DESAFIO PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE AINDA NÃO CONHECEM O ALGORITMO.

 

 

AZZOLIN-SOUSA, A.C. e AGRANIONIH, N. T.

 

 

02

 

 A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS

 

 

Amanda Denes, Andrieli Tais Hahn Rodrigues e Rúbia Emmel

 

 

03

 

O PNAIC - MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS

 

 

Ana Paula Uflacker Toja e Ricardo Fajardo 

 

 

 

04

 

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O JOGO COMO DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

 

 

Carine Daiana Binsfeld, Halana Garcez Borowsky e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

 

 

 

 

05

 

HABILIDADES MATEMÁTICAS PRIORIZADAS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Crislaine de Anunciação Roveda 

 

 

06

 

A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A TECNOLOGIA
NO ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE UM
JOGO COMPUTACIONAL

 

 

Cristiane da Silva Stamberg, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati e Andréa Pereira

 

 

07

 

MODELAGEM MATEMÁTICA: PERSPECTIVA SOBRE O PERFIL DOS DOADORES DE SANGUE NO BRASIL

 

 

Elisandro Rafael Baumgarten, Deborah Andrea Hunhoff Neis e Cátia Luana Bullmann

 

 

 

08

 

A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL:
UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Leonardo Caumo Biasotto, Camila Faligurski Fim e Rosana Maria Luvezute Kripka 

 

 

09

 

SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NOS BOLETINS DO CPOE/RS:
RECORTE DE UMA PUBLICAÇÃO DE 1954

 

 

Leonardo Thomaz Sauter, Kristine Sheila Schuster e Maria Cecilia Bueno Fischer 

 

 

10

 

A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

 

 

Luana Leal Alves e Antonio Mauricio Medeiros Alves

 

 

11

 

MODELAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO
MATEMÁTICA: POSICIONAMENTOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA

 

 

Lucas Leite Guerra e Morgana Scheller 

 

 

12

 

A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES A PARTIR DO
DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES SOBRE VOLUME E CAPACIDADE

 

 

Maiara Luisa Klein, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes e Simone Pozebon 

 

 

13

 

A REVISTA DO ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1939-1942): UM
MEIO DE DIVULGAÇÃO DAS IDEIAS DO ESCOLANOVISMO

 

 

 Makele Verônica Heidt

 

 

14

 

PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS DE DUAS ESCOLAS DE
PELOTAS

 

 

Makele Verônica Heidt

 

 

15

 

A MATEMÁTICA PRATICADA EM ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS E REVELADA EM CADERNOS ESCOLARES DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

 

 

Malcus Cassiano Kuhn

 

 

16

 

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE DIFICULDADES DOS ALUNOS

 

 

Patricia Machado Durgante

 

 

17

 

UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DA FUNÇÃO AFIM A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

 

 

Patrícia Pujol Goulart Carpes e Graziela Carrazzoni dos Santos

 

 

18

 

MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES

 

 

Patrícia Pujol Goulart Carpes, Aline Grohe Schimer Pigatto e Eleni Bisognin

 

 

19

 

ENGENHARIA DIDÁTICA NA UFMS: UM BALANÇO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS ATÉ 2011 NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Rafael Nobre da Silva e Thiago Pedro Pinto

 

 

20

 

AS FUNÇÕES COGNITIVAS DE ATENÇÃO E MEMÓRIA ESTIMULADAS PELOS
JOGOS DIGITAIS ONLINE DE MATEMÁTICA

 

 

Sindia Liliane Demartini da Silva e Nilce Fátima Scheffer 

 

 

21

 

O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOB A ÓPTICA DA
TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

 

 

Tailon Thiele e Eliane Miotto Kamphorst

 

 

22

 

O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOB UM OLHAR DA
TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

 

Tailon Thiele e Eliane Miotto Kamphorst 

 

 

 

23

 

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO PROBABILIDADES POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

 

Vania do Rocio Bruns Jardim e Neila Tonin Agranionih

 

 

 

24

 

DIENES E OS CONCEITOS TOPOLÓGICOS: UM PRIMEIRO OLHAR PARA O LIVRO EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO E PRÁTICA DA MEDIÇÃO

 

 

Yasmin Barbosa Cavalheiro 

 

 

25

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU COM ÊNFASE NA IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA FÓRMULA DE BHÁSKARA

 

 

 Rafael Ferreira Dalmolin, Julia Dammann e Nelson Conte 

 

 

26

 

GENEALOGIA E EDUCAÇÃO MENOR: UMA POSSIBILIDADE PARA PENSAR A MATEMÁTICA ESCOLAR

 

 

Tiago Vargas da Silva

 

 

27

 

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA

 

Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Marco Antonio Moreira

 

 

 

28

 

O ESTADO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA PARA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

 

MARCOS JOSÉ TRALDI, CINTIA APARECIDA BENTO DOS SANTOS 

 

 

29

 

APRESENTAÇÃO DA DESCRIÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL: FUNÇÃO DE 1º GRAU

 

 

Tauana Bianchetti, Neiva Ignês Grando 

  

 

 

 

30

 

 

MUNDOS MATEMÁTICOS: ESTUDOS INICIAIS DE UMA PROPOSTA PARA ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

 

 

Edilaine Silva Arcanjo, Caroline Mendes dos Passos

 

 

31

 

POR QUE ENSINAR MATEMÁTICA COM APLICAÇÕES?

 

Luis Felipe Tatsch Schmidt

 

 

 

Pôster

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

INVARIANTES OPERATÓRIOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR

 

 

Fabiane de Lima Righi e Maria Cecília Pereira Santarosa

 

 

02

 

 ANALISANDO INFORMAÇÕES SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS EM SITES ESPECIALIZADOS EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

 

 

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado

 

 

03

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

 

 

Iasmim Martins Noro e Gabriela Fontana Gabbi

 

 

 

 Relato de Experiência

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

“POLIEDROS DE PLATÃO”: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA COM USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

 

 

Cristian Martins da Silva, Izar Baptista Roani, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora e Tanísia de Carli Foletto

 

 

02

 

A HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A
EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS DO OESTE CATARINENSE

 

 

Lidiane Tania Ronsoni Maier e Adriana Richit

 

 

 

03

 

O USO DE JOGOS E TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

 

Luciane Lawall Arnemann, Andressa de Lima Goulart, Eduarda Warmbier, Lara Cansi de Moraes, Elizangela Weber, Julhane Alice Thomas Schulz e Lucilaine Goin Abitante

 

 


 

 

04

 

A APLICAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FOCO TRANSFORMADOR DO PROCESSO DE ABSTRAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE

 

 

Marcos Vinicius Pereira Ribeiro, Veronice Maria Kawalek e Leandro Turmena

 

 

 

05

 

CONTRIBUIÇÕES DA I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL

 

 

Nadine Friedrich Noviski, Peterson Cleyton Avi, Caroline dos Santos e Emanueli Bandeira Avi