Apresentação

As Jornada Nacional de Educação Matemática e Jornada Regional de Educação matemática promovidas pela Universidade de Passo Fundo, RS, têm se constituído um espaço de reflexão, trocas de experiências pedagógicas referentes à educação matemática entre grupos de pesquisadores, docentes e acadêmicos.

Além disso, as jornadas têm contribuído com a tomada de decisões quanto a prática pedagógica e a pesquisa em consonância coma dinâmica da sociedade moderna, buscando a melhoria da educação e ampliando sua eficiência em relação ao ensino e aprendizagem da matemática. E, especificamente para os professores dos cursos de licenciatura em Matemática, os eventos constituem-se em uma forma de educação continuada, proporcionando o diálogo entre educadores matemáticos e o fortalecimento desses cursos e da própria área de Educação Matemática.

A programação das jornadas está organizada de tal forma a abrir espaços diferenciados de reflexão, de socialização de experiências e de processos de pesquisas que são apresentados a comunidade acadêmica, escolar e científica.

As questões tecnológicas e de inovação são contempladas nas temáticas do evento, nas propostas de minicursos e no Fórum das licenciaturas em Matemática.

A edição do ano 2020 terá por temática Educação Matemática: identidade em tempos de mudanças e está em conformidade com as edições anteriores, no sentido de estar atenta aos anseios da comunidade escolar e científica e desta forma, contribuindo com a ciência e com os processos tecnológicos e de inovação no ensino e aprendizagem de matemática.