Programação

Programação

Em breve programação completa do evento.

Presenças confirmadas

José Carlos Libâneo
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Filosofia da Educação (1984) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Universidade de Valladolid, Espanha (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias e Processos educacionais. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. Atualmente desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural, com ênfase na aprendizagem, ensino e organização da escola.

Letícia Guimarães Rangel
Possui licenciatura (1988), bacharelado (1989) e mestrado (1992) em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese sobre Formação de Professores de Matemática (2015), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua em pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em formação de professores que ensinam matemática e em conhecimento de Matemática para o ensino. É professora aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado no ensino básico e na formação de professores.

Selma Garrido Pimenta
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação (Filosofia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE - USP, e Professor Assistente no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Coordena o GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador desde 1989, junto ao programa de Pós Graduação em Educação - FEUSP. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação na FE-USP (1997/99) e Diretora da FE-USP (2002 - 2005). Foi Pró Reitora de Graduação da USP (2006 - 2009). Atuou como Membro do Comitê de Avaliação da área de Educação junto à CAPES (2001-2003). Atualmente é Vice Presidente da ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (2018) e coordenadora da Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora, SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 A CNPq.

Tadeu Oliver Gonçalves
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, ensino da matemática e neurociência e educação matemática.

Tatiana Bolívar Lebedeff
Possui graduação em Educação Especial Habilitação Em Deficientes da Áudiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Especialização em Formação de Professores em Educação a Distãncia pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Foi docente, por doze anos, da Universidade de Passo Fundo, sendo professora do Curso de Mestrado em Educação. Atualmente é professora da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPEL. Participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos / GIPES. Tem experiência na área de Educação de Surdos atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, ensino de línguas Português/ Língua de Sinais. Participa, atualmente, como colaboradora do Projeto Spread the Sign.