Edições anteriores

Edição 2014

A Universidade de Passo Fundo realiza jornadas de Educação Matemática desde 1981. No ano de 2014 pretende promover a V Jornada Nacional de Educação Matemática e a XVIII Jornada Regional de Educação Matemática, de 05 a 07 de maio, com o tema: "Educação Matemática: O que ensinar? Por que aprender?". Esses eventos objetivam possibilitar a acadêmicos, professores e pesquisadores, momentos de reflexão e tomada de decisões em relação à prática pedagógica e a pesquisa frente à complexidade da escola e se justificam pela necessidade de buscar a melhoria da qualidade da educação e aumentar sua eficiência em relação ao ensino e a aprendizagem da matemática. Diante da complexidade escolar, os professores precisam ter uma visão de educação ampliada, o que depende de conhecimentos que tenham relação direta com a organização da escola como um todo e, especialmente, com a sala de aula. Assim, a realização dos eventos pretende promover espaços de formação crítica e reflexiva, complementando a formação acadêmica e a contínua atualização pedagógica dos professores.

Geral

Com o tema "Educação Matemática: O que ensinar? Por que aprender?" os eventos visam possibilitar a acadêmicos, professores e pesquisadores momentos de reflexão para tomada de decisões em relação à prática pedagógica e a pesquisa frente à complexidade da sala de aula.

Específicos

  • divulgar pesquisas, estudos, experiências pedagógicas e tendências atuais referentes a Educação Matemática, possibilitando avanços em relação a melhoria da qualidade de ensino da matemática;
  • promover a troca de experiências entre grupos de pesquisadores, docentes e estudantes que se dedicam a estudos no campo da Educação Matemática, contribuindo para a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Matemática;
  • estimular o debate e a socialização de pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, que contribuam para a produção de conhecimentos na área e a valorização da qualidade da escola pública.

Ficha Catalográfica: clique aqui