Anais

Eixo 2 - Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática

  Comunicação Científica

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

O ENSINO DE GEOMETRIA E A TEORIA DE VAN HIELE: ASPECTOS ESSENCIAIS PARA UMA ABORDAGEM EDUCATIVA

 

 

Miriam Ferrazza Heck

 

 

02

 

 COMUNIDADES DE PRÁTICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO

 

 

 Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia e Greice Scremin

 

 

03

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, USO DE INTERNET E UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: “A RUA ONDE EU MORO”  

 

 

Ivanete Fátima Blauth e Suely Scherer 

 

 

 

04

 

DISCUTINDO CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA 

 

 

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado e Márcia Souza da Fonseca

 

 

 

 

05

 

PRINCÍPIOS PARA AÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA ABORDAGEM
INVESTIGATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA

 

 

Denise Knorst da Silva

 

 

06

 

PERSPECTIVA DA ESTATÍSTICA COMO ELEMENTO NORTEADOR
DO TRABALHO COM CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS
INICIAIS

 

 

Daiani Finatto Bianchini e Cátia Maria Nehring

 

 

07

 

ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO: O TRABALHO DO PROFESSOR

 

 

Cíntia Fogliatto Kronbauer e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

 

 

 

08

 

CARTOGRAFANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

 

Cecília Cabral Mascarenhas de Santana

 

 

 

Pôster

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

NOSSO PERCURSO FORMATIVO: DIÁLOGOS EXPERIENCIADOS ENTRE O
PIBID E ALGUMAS DISCIPLINAS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

 

Janice Maria Rupolo Iapp, Izabel Cristina da Silva e Vera Cristina de Quadros

 

 

02

 

 UMA ANÁLISE DE COMO É ABORDADA A INTERDISCIPLINARIDADE NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

 

Jiane Niemeyer e Liane Teresinha Wendling Roos

 

 

 

03

 

ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR

 

 

Patrícia Lima da Silva e Rene Baltazar

 

 

 Relato de Experiência

TITULO

AUTOR(ES)

PDF

 

01

 

CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

 

 

Alessandra Cristina Rüedell, Camila Faligurski Fim, Gisele Taís Piovesan e Milene Giaretta

 

 

02

 

 METODOLOGIAS DIFERENCIADAS: UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR MATEMÁTICA

 

 Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Silvia Machado e Lorens E. Buriol Sigueñas

 

 

 

 

03

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

 

 

Andreza Cavalheiro da Costa, Elizandra Izidro dos Santos e Siomara Cristina Broch

 


 

 

04

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MATERIAL DE CUISENAIRE

 

 

Danusa de Lara Bonotto e Izabel Gioveli

 

 

 

05

 

A PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

 

Elisandro Rafael Baumgarten e Cátia Luana Bullmann

 

 

06

 

PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO - GRUPO COLABORATIVO
DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA

 

 

 Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti e Rosana Soares Pinheiro

 

 

07

 

INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES PARA QUALIFICAR A APRENDIZAGEM DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL

 

Gelson Berlatto Moreira, Maurício Ramos Sgarbi, Tamara Slavieiro e Sandra Mara Marasini

 

 

 

 

08

 

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE BOM RETIRO DO SUL/RS

 

 

Malcus Cassiano Kuhn 

 

 

09

 

ANÁLISE DE EXCERTOS DE OBSERVAÇÕES DE AULA EM ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

Mariele Josiane Fuchs e Cláudia Maria Costa Nunes

 

 

10

 

POSSIBILIDADES DO SCRATCH PARA PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

Marluce Albring Coutinho e Natali Brandt

 

 

 

11

 

OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: EXPLORANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO RECURSO IDÁTICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

 

 

Robson Luiz Dal Ponte, Romildo Pereira da Cruz, Maria Madalena Dullius e Marli Teresinha Quartieri 

 

 

 

12

 

EVENTO EDUCACIONAL ASKMATH1 E AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PIBID MATEMÁTICA

 

Rosangela Ferreira Prestes, Eliani Retzlaff e Eduardo Henrique Banaczewski 

 

 

 

13

 

CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
SOBRE TRANSLAÇÃO

 

Sandra Aparecida Fraga da Silva e Sabrine Costa Oliveira 

 

 

 

14

 

UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR POR MEIO DE UM JOGO DE REALIDADE PARALELA

 

Valéria Belissa Pasuch e Flaviane Predebon Titon 

 

 

 

15

 

APRENDIZAGEM MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM PROJETO FORMATIVO NO PIBID

 

Vera Cristina de Quadros e Maria Elizabete Rambo Kochhann 

 

 

 

16

 

AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

Rafael Garrido da Silva e Gilson de Vargas Ribeiro