Extensão

UPF tem abertas inscrições para cursos de extensão em diversas áreas

05/07/2019

17:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Oportunizando uma formação rápida e com temas multidisciplinares em diversas áreas do conhecimento, a Universidade de Passo Fundo abriu inscrições para diferentes cursos de extensão. Todas as informações relativas aos cursos disponíveis podem ser acessadas aqui: upf.br/comunicacao/agenda/curso-de-extensao.

Conheça mais sobre cada um dos cursos de extensão da UPF:

Formação de auxiliar em saúde bucal
Em sua 11ª edição, o curso objetiva formar e qualificar pessoas para o ingresso no mercado de trabalho na área de saúde bucal, com participação efetiva nas equipes da Estratégia Saúde da Família, Unidades Básicas da Saúde e consultórios e clínicas odontológicas como auxiliar em saúde bucal. Além disso, a formação qualifica auxiliares em saúde bucal para o exercício auxiliar em odontologia, com formação adequada, possibilitando o registro no CRO e a prática legal da odontologia. O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas laboratoriais complementadas pelas aulas práticas clínicas e estágios práticos supervisionados. O período de inscrição vai até 10 de julho.

Mais informações aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/curso-de-extensao-formacao-de-auxiliar-em-saude-bucal-11a-edicao

Gestão estratégica de pessoas
Ofertado nos campi de Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi, o curso de Gestão estratégica de pessoas possibilita a compreensão dos aspectos teóricos e práticos da gestão de pessoas, no contexto histórico e atual das relações de trabalho, a partir do enfoque interacional de pessoas, processos e estratégias, objetivando a melhor aplicabilidade técnico-teórica no gerenciamento e no funcionamento organizacional e empresarial. Inscrições até 12 de julho.

Mais informações:

Curso Sarandi, acesse aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/gestao-estrategica-de-pessoas-campus-de-sarandi
Curso em Soledade, acesse aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/gestao-estrategica-de-pessoas-campus-de-soledade
Curso em Lagoa Vermelha, acesse aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/gestao-estrategica-de-pessoas-campus-de-lagoa-vermelha

Atualização em endodontia
A endodontia tem vivido, nos últimos anos, uma evolução tecnológica na sua prática clínica, com o surgimento de diversos sistemas automatizados de preparo dos canais radiculares e novas técnicas de obturação, que tornaram a realização desses procedimentos um processo muito mais dinâmico. Pensando nos cirurgiões-dentistas recentemente graduados e também naqueles que já cumpriram a disciplina de endodontia, mas ainda não concluíram o curso de graduação, o curso de Atualização em endodontia é uma opção que supre a abordagem de temas atuais e relevantes. Inscrições até 11 de julho.

Mais informações aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/atualizacao-em-endodontia-2019.

Off Flavor e análise sensorial de cervejas
Um grande número dos apreciadores vem se interessando cada vez mais por produtos elaborados e de maior qualidade, com aromas e sabores diversificados e distintos, bem como o interesse no entendimento do processo produtivo, análise sensorial, identificação de substâncias desejáveis e indesejáveis. Off-flavors são os atributos sensoriais formados a partir de reações químicas ou microbiológicas nos processos de produção, envasamento, distribuição ou armazenamento da cerveja. Assim, o curso oportuniza o entendimento dos conhecimentos químicos envolvidos em todas as etapas da cadeia produtiva, bem como a influência no produto final, o que se mostra como oportunidade de atuação profissional e um nicho atual de mercado, que perpassa pela capacitação de recursos humanos qualificados e empreendedores na inovação, no desenvolvimento e no melhoramento de produtos. Inscrições até 16 de julho. 

Mais informações aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/off-flavor-e-analise-sensorial-de-cervejas.

Modelagem manual, digital e construção do vestuário
O curso tem uma proposta de aperfeiçoamento do produto de moda por meio do conhecimento prático em modelagem manual e digital no Sistema Audaces, costura e reaproveitamento de tecidos no desenvolvimento de novos produtos. Além disso, proporciona estudo de tabelas de medidas para a modelagem; análise do conjunto e das partes constituintes de peças do vestuário e as indicações nos moldes; técnicas de modelagem, traçado básico de moldes, interpretação de moldes para tecidos planos, malharia retilínea e tubular e tecidos com elastano; gradação de moldes; análise de caimento de tecidos, peça piloto; e reaproveitamento e ergonomia do vestuário. Inscrições até 22 de julho.

Mais informações aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/curso-de-extensao-modelagem-manual-digital-e-construcao-do-vestuario.

Robótica no ensino de Física
O ensino de Física é caracterizado, na maioria das vezes, como uma atividade de memorização, fragmentada e arcaica em métodos e ferramentas. Diante desse contexto, justifica-se a necessidade de se incorporar novas ferramentas e métodos de abordagem no ensino de Física, visando torná-lo mais atrativo e atualizado, diante das inúmeras inovações tecnológicas que permeiam o cotidiano dos educandos. A robótica no ensino de Física representa, frente à necessidade de se adequar esse ensino, uma excelente abordagem metodológica, tanto para contextualização de fenômenos quanto para formação plena dos educandos. O curso objetiva abordar, de forma teórica e prática, algumas ferramentas e metodologias baseadas no uso da robótica junto ao ensino de Física e analisar os principais tópicos de Física relacionados à robótica na educação. As inscrições podem ser realizadas até 22 de julho.

Saiba mais aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/robotica-no-ensino-de-fisica

Direitos humanos
O curso pretende subsidiar para a compreensão dos sentidos dos direitos humanos no contexto contemporâneo à luz do acumulado nos processos históricos de sua afirmação, particularmente atentos para as responsabilidades das instituições formadoras. Tem ainda o propósito de promover espaços informativos e processos reflexivos para a comunidade regional e para a comunidade acadêmica, visando contribuir com a construção de uma sociedade igualitária, equânime e sem discriminação. A formação é dirigida a interessados de diversas áreas do conhecimento, que sejam estudantes, docentes, técnicos educacionais, militantes de movimentos e organizações sociais, gestores e interessados/as em geral. Inscrições até 21 de julho. 

Saiba mais aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/curso-de-extensao-sobre-direitos-humanos

Desenvolvendo a gestão da sua carreira
Nos dias de hoje, cada vez mais há necessidade de profissionais polivalentes, multifuncionais, criativos e flexíveis, com comprometimento, prontos para atender às necessidades do mercado e responsáveis pelo seu processo de formação, de qualificação e de capacitação, em um contexto no qual os investimentos no processo formativo tornam-se um diferencial. O curso pretende auxiliar no desenvolvimento da gestão de carreira, através de metodologias que auxiliem no autoconhecimento e no autodesenvolvimento para melhorar a performance profissional. Por meio de encontros presenciais e à distância, serão desenvolvidas metodologias para a melhor compreensão do seu eu interior e seu reposicionamento profissional para auxiliar no planejamento de sua carreira. Inscrições até 9 de agosto.

Mais informações aqui: https://www.upf.br/comunicacao/agenda/detalhe/desenvolvendo-a-gestao-da-sua-carreira