Extensão e Serviços

Incentivo ao esporte

Dentre as suas diversas ações, a UPF incentiva a prática esportiva, por meio do apoio a atletas de diferentes modalidades. Voleibol,  judô e futsal são as modalidades dos atletas da UPF, vencedores em competições nacionais. Conheça nossos atletas!

Passo Fundo Futsal

O Futsal na cidade de Passo Fundo (RS) tem uma longa história. Nos anos 1990, foi uma grande paixão para os torcedores do município. Em 1994, sagrou-se campeão da Série Bronze, e em 1995, disputando a Série Prata com o nome UPF/Semeato, fez muito sucesso. Ficou por um tempo inativo, mas retornou às suas atividades em 1º de março de 2014, já como Associação Passo Fundo Futsal, quando iniciou disputando a Série Bronze do Campeonato Gaúcho de Futsal, o equivalente a terceira divisão estadual.

Em 2015 e nos três anos seguintes, a equipe se manteve na disputa da Série Prata, até que em 2018, o PFF, como é carinhosamente chamado, foi campeão da Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal, com um histórico gol contra a AMF, faltando apenas 11 segundos para o final da partida.
 
Em 2019, após alguns percalços, o time se recompôs com muito esforço e conseguiu conquistar o terceiro lugar do Campeonato Estadual. Já em 2020, em um ano totalmente atípico por conta da pandemia da Covid-19, o clube chegou às quatro finais das competições que participou e teve conquistas muito importantes: vice-campeão da Copa Três Coroas, campeão do Campeonato Gaúcho Série Ouro, campeão da Copa RS e vice-campeão da Liga Gaúcha de Futsal.

Para 2021, a expectativa é da conquista de novos títulos, tendo em vista que o clube irá, além do campeonato estadual, participar pela primeira vez de uma competição de nível nacional: a Taça Brasil.

BSBios/UPF

A equipe BSBios/UPF de voleibol feminino é bicampeã estadual, conquista obtida em 2016. Comandada pelo técnico Gilberto Bellaver (Giba), o time, apoiado pela UPF desde 2013, já conquistou diversas vitórias. Em 2018, o grupo obteve os seguintes títulos:
- Bicampeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS);
- Campeã da 1ª Copa Atlântico de Voleibol Feminino;
- Vice-campeã do Circuito Sesc de Voleibol Feminino.

 

Daniel Paulo dos Passos da Silva

O atleta Daniel Paulo dos Passos da Silva é judoca da UPF desde 2016. Treinado pelo sensei Rodrigo Bilhar, iniciou sua trajetória em 2008, em um projeto social desenvolvido no Bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo, com o instrutor Valdir Almeida. Em 2009, passou a frequentar a Academia Rodrigo Bilhar Judô e, ao longo dos anos, acumulou diversos títulos.

Conheça as principais conquistas de Daniel em 2018:
- Líder do ranking da categoria sub 21 da Federação Gaúcha de Judô (FGJ);
- Atleta Destaque Estadual 2018 Sub 21 Masculino pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ);
- Campeão nas Supercopas Porto Alegre e Gramado, na Copa Abertura, na Copa Grêmio Náutico União e no Campeonato do Interior;
- 3º lugar no Campeonato Estadual Sub-21, no Campeonato Brasileiro Regional - Região V – Sulbrasileiro e no Campeonato Brasileiro Sub-21.