Extensão

Incentivo ao esporte

Dentre as suas diversas ações, a UPF incentiva a prática esportiva, por meio do apoio a atletas de diferentes modalidades. Ciclismo, voleibol, triathlon, judô e futebol são as modalidades dos atletas da UPF, vencedores em competições nacionais e internacionais. Conheça nossos atletas!

Káren Brunetto

No ano de 2018, Káren Brunetto subiu em vários pódios. Conheça os resultados da atleta:
- 1º lugar geral feminino na Caminhada e Corrida 5K BRF;
- 1º lugar da categoria geral feminina na 2ª etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua de Passo Fundo;
- 1º lugar da 1ª Corrida FertiSystem de Corrida Rural;
- 1º lugar geral feminino na 1ª Rústica do Amor;
- 2º lugar geral na 1ª Corrida da Pátria;
- 2º lugar na categoria quarteto misto do 8º Circuito HO de Corrida e Caminhada;
- 4º lugar geral feminino na XXVI Meia Maratona e Rústica 161 Anos Cidade de Passo Fundo;
- 4º lugar geral na 37ª Rústica do Trabalhador;
- 5° lugar com um quarteto feminino na 14ª Travessia Torres – Tramandaí (TTT).

Tiago Perez

Tiago Perez é acadêmico do curso de Direito da UPF. Natural de Getúlio Vargas (RS) e filho de pai militar e de mãe empregada doméstica, começou a praticar esportes desde cedo, incentivado pelo pai, praticante de atletismo. Futebol, vôlei e ciclismo, assim como competições e gincanas escolares, fizeram parte da sua trajetória. É especialista em provas de longa distância, bem como em corridas de aventura.

Dentre os vários eventos de 2018, o atleta sagrou-se campeão em provas como a da 1ª Corrida Rústica da cidade de Erebango, da 1ª Rústica do Amor, da Ultramaratona dos Brutus, do Circuito Municipal de Corrida de Rua de Passo Fundo e do XTerra-Camp Praia do Rosa. Ele ainda marcou presença em desafios mais complexos, como o Soloman Passo Fundo 113, a Extremo Sul Ultramarathon, o Fodaxman Extreme Triathlon, o Ironman 70.3 e a 13ª Papacorrida.

Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke


O ciclista Lorenzo Massing de Oliveira Wuttke começou a praticar o esporte em 2014, ano em que, incentivado por amigos, participou de provas de mountain bike nas quais obteve boas colocações. No ano de 2018, ele sagrou-se vencedor no 4º Desafio Integração Ciclismo, na Volta do Porto, na 2ª Volta da Buriti, na 1ª Volta IOT de Ciclismo, no 1º Desafio Aparados da Serra de Ciclismo, no 5º Desafio da Lagoa e na Copa Edro Santa Cruz do Sul, quando tornou-se campeão gaúcho de ciclismo sub 23.

 

BSBios/UPF

A equipe BSBios/UPF de voleibol feminino é bicampeã estadual, conquista obtida em 2016. Comandada pelo técnico Gilberto Bellaver (Giba), o time, apoiado pela UPF desde 2013, já conquistou diversas vitórias. Em 2018, o grupo obteve os seguintes títulos:
- Bicampeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS);
- Campeã da 1ª Copa Atlântico de Voleibol Feminino;
- Vice-campeã do Circuito Sesc de Voleibol Feminino.

Esporte Clube Vila Nova

A parceria se dá por meio do projeto “Atleta do Futuro”, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). Dividido em três partes (competição, escolinha e projetos sociais), o Vila Nova/Independente desenvolve projetos sociais por meio dos quais são realizadas atividades no campo de futebol da UPF com jovens atletas. O clube ainda pode utilizar a infraestrutura da Feff e os serviços de fisioterapia.

Dentre os títulos das equipes do clube, conquistados no ano de 2018, estão:
- Categoria 2005 campeã e categoria 2007 vice-campeã da 11ª Copa Thermas Itá de Futebol;
- Categorias 2003/2004, 2005 e 2007 campeãs do Campeonato Regional;
- Categoria sub 9 campeã da Copa Paulo Baier;
- Categoria 2004 campeã da 4ª Copa Taquari de Futebol de Base;
- Categoria 2005 foi 3ª colocada no Barcelona Football Cup.

Daniel Paulo dos Passos da Silva

O atleta Daniel Paulo dos Passos da Silva é judoca da UPF desde 2016. Treinado pelo sensei Rodrigo Bilhar, iniciou sua trajetória em 2008, em um projeto social desenvolvido no Bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo, com o instrutor Valdir Almeida. Em 2009, passou a frequentar a Academia Rodrigo Bilhar Judô e, ao longo dos anos, acumulou diversos títulos.

Conheça as principais conquistas de Daniel em 2018:
- Líder do ranking da categoria sub 21 da Federação Gaúcha de Judô (FGJ);
- Atleta Destaque Estadual 2018 Sub 21 Masculino pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ);
- Campeão nas Supercopas Porto Alegre e Gramado, na Copa Abertura, na Copa Grêmio Náutico União e no Campeonato do Interior;
- 3º lugar no Campeonato Estadual Sub-21, no Campeonato Brasileiro Regional - Região V – Sulbrasileiro e no Campeonato Brasileiro Sub-21.