Home

Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica – Ensino Médio

Inscrições para bolsas de estudo na educação básica por meio do Programa de Gratuidade Educacional para Educação Básica.

Interessados em participar do processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2020 podem se inscrever a partir do dia 2 de setembro.

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF completa 30 anos de atuação em permanente sintonia com seu objetivo inicial: promover o autodesenvolvimento do educando como ser humano, seu preparo para o exercício da cidadania e o desenvolvimento de suas aptidões para o trabalho.

Mantido pela Fundação Universidade de Passo Fundo, o Integrado UPF foi criado em 13 de novembro de 1989 e oferecia, inicialmente, apenas o antigo ensino de 2º Grau. Em 1994, passou a oferecer, também, cursos de Educação Profissional em níveis auxiliar e técnico.

Atualmente, a escola atende a mais de 600 alunos, que buscam o aprendizado nas aulas de ensino médio e nas sete opções de cursos técnicos. O ensino é ministrado por professores qualificados e comprometidos com a formação profissional e pessoal dos estudantes.

Seu principal diferencial é a infraestrutura, visto que os estudantes têm à sua disposição laboratórios para aulas práticas e uma rede de bibliotecas com mais de 110 mil títulos e 285 mil exemplares, além de periódicos e bases de dados on-line que permitem o acesso a artigos científicos, periódicos eletrônicos e bibliotecas virtuais.
Filosofia

O Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo, é uma instituição de ensino cuja função básica é a formação de cidadãos competentes, conscientes e comprometidos com a construção sistemática e crítica do conhecimento, pessoal e coletivamente, a partir da interação entre os vários sujeitos nela envolvidos. Propõe-se a favorecer, com isso, a solidariedade, a criatividade, a responsabilidade, os direitos humanos, os imperativos ecológicos, a valorização da vida e a compreensão da cultura e da história.