Curso de extensão

Curso de Extensão: Formação de Auxiliar em Saúde Bucal - 11ª Edição

A busca pela consolidação do SUS coloca para o setor da saúde um rol de demandas para reorientação das práticas, possibilitando a construção de um novo modelo de atenção em saúde. Entre tais demandas, insere- se a saúde bucal como um dos componentes da saúde. Dessa forma é fundamental que se ampliem ações que oportunizem a melhoria do quadro epidemiológico do País. Frente a isso, o Ministério da Saúde, com a portaria 1444, de 28/12/2000, inclui a Equipe de Saúde Bucal (ESB) na equipe da saúde da família.

A equipe mínima deve ser composta por um Cirurgião-Dentista e um Auxiliar em Saúde Bucal. No entanto, embora o Rio Grande do Sul se destaque como um centro formador de Cirurgiões-Dentistas, carece de curso que forme pessoal auxiliar em odontologia, tais como o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e o Técnico em Saúde Bucal (TSB). Assim, com a inclusão da saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF), faz-se necessário a formação destes profissionais para a ampliação da atenção integral à saúde dos indivíduos.

Soma-se a isso, a regulamentação das profissões de Auxiliar em Saúde Bucal e de Técnico em Saúde Bucal através da Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008, a qual exige que o profissional auxiliar da odontologia tenha formação adequada, através de curso regulamentado e seja registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para que possa exercer a profissão dentro dos parâmetros legais. Essa exigência amplia a necessidade de formação de ASB para os setores público e privado, o que justifica o desenvolvimento de cursos para a qualificação destes profissionais possibilitando a sua inserção no mercado de trabalho da odontologia.

Objetivos

  • Formar e qualificar pessoas para o ingresso no mercado de trabalho na área de saúde bucal, com participação efetiva nas Equipes da Estratégia Saúde da Família, Unidades Básicas da Saúde e Consultórios e Clínicas Odontológicas como Auxiliar em Saúde Bucal.
  • Formar uma pessoa capaz de atuar na Equipe da Estratégia Saúde da Família num contexto de promoção da saúde de forma não fragmentada;
  • Formar uma pessoa com uma postura ético-profissional e atuante no processo saúde-doença na comunidade;
  • Qualificar auxiliares em saúde bucal para o exercício auxiliar em odontologia, com formação adequada, possibilitando o registro no CRO e a prática legal da odontologia.

Metodologia

O curso será desenvolvido através de aulas teóricas e práticas laboratoriais complementadas pelas aulas práticas clínicas e estágios práticos supervisionados.

A metodologia do trabalho didático pedagógico valorizará análise de situações objetivas geradas pela prática dos participantes nos serviços em que atuam, bem como terá sua preocupação voltada para aqueles sem experiências na área, sem desconsiderar a preocupação com a fundamentação teórica e conceitual
necessária ao exercício da crítica e da criatividade. Estas deverão ser buscadas tanto através de técnicas expositivas quanto a processos mais dinâmicos que favoreçam a participação e a interação grupal como a realização de estudos dirigidos, análise e discussão de textos, estudos de casos e realização de seminários.

Inscrições e investimento

Período de inscrição: até 10/07/2019
Investimento: R$ 3.450,00, com possibilidade de parcelamento em até 10 vezes.
*Desconto de 15% para funcionarios da UPF.