Institucional

Apresentação

Com mais de 55 anos de história, a UPF tem suas ações norteadas e sustentadas por quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Nessas cinco décadas, formou mais de 84 mil profissionais.

A tradição da UPF e a qualidade do ensino oferecido tornam a Instituição referência em educação superior no Rio Grande do Sul e na região Sul do Brasil.

Esse reconhecimento é resultado das boas avaliações recebidas, como o conceito 5 (nota máxima) concedido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023, e órgãos que promovem avaliações não oficiais, como o jornal Folha de São Paulo e a Editora Abril.

 

Os indicadores listados abaixo são resultantes do trabalho sério e comprometido desempenhado por toda a comunidade acadêmica desde 1968.

Entre as melhores do mundo 

A UPF conquistou destaque em importantes rankings internacionais divulgados recentemente, reafirmando sua relevância no cenário global da educação superior. As classificações da Times Higher Education (THE) e da Quacquarelli Symonds (QS) reforçam a qualidade do ensino, da pesquisa e o impacto acadêmico e científico produzido na Instituição.

No World University Rankings 2026, da revista britânica Times Higher Education, divulgado em 9 de outubro de 2025, a UPF está entre as melhores universidades do mundo. Considerado uma das avaliações mais abrangentes do desempenho institucional global, o ranking analisou 2.191 universidades de 115 países e territórios, a partir de 18 indicadores distribuídos em cinco áreas principais: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, engajamento com a indústria e perspectiva internacional.

A Universidade também figura entre as 200 melhores instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe no QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, lançado em 1º de outubro. O levantamento da empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS) avaliou 500 universidades da região com base em critérios como reputação acadêmica, qualidade do ensino, colaboração entre instituições, sustentabilidade e impacto de pesquisa e na web.

Acesse aqui e confira mais informações sobre a classificação da UPF.

A UPF também figura entre as melhores instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul, conforme dados apontados no Ranking Universitário da Folha (RUF 2025). No levantamento desse ano, a UPF melhorou seu posicionamento e figura como a 6ª melhor universidade privada do Brasil, a 3ª melhor entre as instituições privadas gaúchas, está em 5º lugar no Brasil e 3º no Rio Grande do Sul na área da pesquisa.

Realizado pela Folha desde 2012, o RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil. No ranking estão classificadas as 204 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O RUF classifica mais de 2.200 instituições de ensino superior, entre universidades, centros universitários e faculdades.

Saiba mais sobre a classificação da UPF no RUF

Selo de Qualidade OAB Recomenda

A qualidade curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), que possui 63 anos de história, foi reconhecida em nível nacional através do Selo de Qualidade OAB Recomenda. A premiação está em sua quinta edição e confere selo de qualidade às Instituições de Ensino Superior em Direito que cooperam para melhorar a qualidade do ensino jurídico no Brasil. 

Cursos acreditados e reconhecidos no Mercosul

Atenta à questão da internacionalização e da mobilidade estudantil e docente, a UPF já tem cinco cursos acreditados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul). A implementação do Sistema foi possibilitada por um acordo entre os ministérios de Educação de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela.

O reconhecimento é resultado de um processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que as graduações satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional. A acreditação tem validade por seis anos.

Cursos acreditados da UPF

Na UPF, as primeiras visitas ocorreram em 2012. O primeiro curso acreditado foi o de Agronomia (acreditação 94405); em seguida, foram acreditados os cursos de Arquitetura e Urbanismo (acreditação 94419), Engenharia Civil (acreditação 96912), Engenharia de Alimentos (acreditação 96911) e Engenharia Mecânica (acreditação 96913).

Programa Marca

Um dos resultados de ter cursos acreditados é que a Instituição pode integrar o Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca). A iniciativa do governo federal ocorre com a participação de universidades conveniadas dos países membros e associados ao Mercosul.

Autorização para ensino a distância

Outra importante conquista da UPF foi o credenciamento da Instituição para a oferta de cursos na modalidade a distância (EAD), com conceito máximo 5 (numa escala de 1 a 5). Em 2019, novamente obteve o recredenciamento com o conceito máximo 5.

Tradição e Responsabilidade Social reconhecidas

A UPF também recebeu nos últimos anos importantes prêmios:

  • Medalha Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa;
  • Prêmio de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa;
  • 6º Prêmio de Responsabilidade Social, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado Sinepe/RS;
  • Santander Universidades: Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano 2013 – Categoria Autoavaliação Institucional pelo projeto Planejamento Estratégico como Ferramenta de Autoavaliação e de Gestão, do curso de Engenharia de Alimentos, da UPF.

Convênios para intercâmbio internacional

Ciente de que a mobilidade tanto de acadêmicos quanto de docentes é fundamental para desenvolver e ampliar os conhecimentos da comunidade acadêmica, a UPF tem convênios internacionais firmados, possibilitando a acadêmicos e professores intercâmbio em 78 Instituições estrangeiras conveniadas em 20 países. 

Diferenciais no ensino, na pesquisa e na extensão

Ensino em sintonia com o mercado de trabalho nos 58 cursos de graduação: a Instituição oferece a possibilidade de continuação dos estudos e, para isso, mantém atualmente 53 cursos de especialização em andamento, 15 mestrados, nove doutorados e oito estágios pós-doutorais.

Professores qualificados: mais de 84% do corpo docente tem mestrado e/ou doutorado.

Programas federais: a Instituição participa de vários programas federais que qualificam a formação dos acadêmicos, concedem bolsas aos estudantes e prestam importantes serviços à comunidade. São exemplos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Infraestrutura de excelência preparada para receber os estudantes: rede de bibliotecas, bibliotecas virtuais, laboratórios em todas as áreas do conhecimento, museus, clínicas, anfiteatros e auditórios, salas de ensino prático experimental, ginásios poliesportivos, salas de exposição, emissora de televisão universitária, emissoras de rádio, editora, centro de línguas, centro de convivência, e uma ampla área verde. Aqui, o ensino vai além da sala de aula!

Universidade sustentável

A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) foi reconhecida, por intermédio da Ludfor Energia Ltda, pelo trabalho realizado no consumo de energia elétrica em sua infraestrutura. A FUPF utiliza somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente desde 1º de outubro de 2018. 

Com a utilização de energia de fonte renovável, a FUPF reduziu 370,125 toneladas de CO2 em emissões no ano de 2019, o equivalente a 10.227 mudas de árvores conservadas por 20 anos; 3.678 veículos leves à gasolina percorrendo 500 km; 921 transportes rodoviários de uma tonelada de carga percorrendo um trajeto de 500km; e 157 toneladas de papel/papelão enviadas para aterro sanitário. 

Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica da Universidade de Passo Fundo (UPF) opera desde maio de 2018. Além da economia para a Instituição, o meio ambiente deixou de receber 22,3 toneladas de gás carbônico (CO2) nesse período, em função da produção de energia renovável.  O Parque está localizado em uma área de 750 m², no campus I, e conta com 54 painéis fotovoltaicos posicionados em estruturas fixas no solo, com potência total de 17,82 KWp.

O Parque é composto por dois conjuntos, de 30 e 24 módulos, dispostos na orientação norte, obtendo o melhor índice de incidência solar na superfície dos painéis. Cada painel fotovoltaico tem dimensão de 2 metros de altura e 1 metro de largura, obtendo a potência máxima de 330 Wp/módulo. A superfície total de captação da energia do sol é de 108 m², com geração de energia de até 2.400 KWh/mês.

Iluminação em LED no Campus I

O projeto de revitalização da iluminação externa do Campus I da UPF no ano de 2019 oportunizou a substituição e instalação de cerca de 600 pontos de iluminação nas vias, estacionamentos, áreas externas de práticas poliesportivas e no Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro). O retrofit realizado concluiu a troca de sistemas vapor de sódio com potência de 330W por equipamentos em LED 150W, o que leva a uma redução de 35 mil KWh/mês no consumo de energia, representando uma redução de 56%. Além dos benefícios com a melhoria na eficiência no consumo de energia, o novo sistema distribui a iluminação de forma mais abrangente e agradável para os usuários.

INSCREVA-SE