Extensão
Cursos de Português para Imigrantes e Refugiados
Ensino de Português para imigrantes e refugiados: direito à educação linguística e acolhimento
Em 2023, mais de 3 mil imigrantes e refugiados, principalmente oriundos da América Latina, África e Ásia, passaram pela cidade de Passo Fundo, conforme dados do Balcão do Migrante e Refugiado da Universidade de Passo Fundo (UPF). O aprendizado da língua portuguesa, assim como a educação em geral, é visto como um aspecto crucial para a inclusão e integração desses indivíduos, que muitas vezes se encontram em situação de vulnerabilidade. Sem o conhecimento do idioma local, neste caso o Português, essas pessoas têm menores chances de acesso a direitos básicos como alimentação, saúde, moradia e trabalho digno, além de estarem mais suscetíveis a discriminação, racismo e outros abusos.
Diante disso, os cursos de Português para Imigrantes e Refugiados são fundamentais. Na UPF, a proposta nasceu no Curso de Letras e, também, se vincula ao Programa de Pós-Graduação em Letras, estando alinhada aos ODS 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 18 (Igualdade Racial), integrando as ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e do United Nations Academic Impact (UNAI), em parceria com dois outros importantes projetos da instituição na área da sustentabilidade: o Balcão do Migrante e o Green Office. A língua portuguesa, nesse contexto, é compreendida como um apoio importante para que imigrantes e refugiados alcancem suas metas e sonhos. A coordenação é feita pela Profa. Luciane Sturm.
Como funcionam os cursos
Os cursos são gratuitos. A cada semestre, oferecemos uma turma para indivíduos com, no mínimo, 15 anos. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 1h30min, totalizando 30 horas, no prédio D3 – IHCEC, Campus I, da UPF, no Bairro São José. As aulas acontecem de março a julho, no primeiro bimestre e de agosto a dezembro, no segundo. Para mais informações, contatar a Assessoria Internacional UPF, pelo WhatsApp (54) 3316.8117 ou pelo e-mail aai@upf.br.