Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Bruno Zulian
Os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul foram celebrados no dia 18 de agosto em Caxias do Sul com o lançamento de uma obra que conta a história e o legado de gerações. A Universidade de Passo Fundo integrou a pesquisa com atuações das equipes do Arquivo Histórico Regional e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). O encontro, realizado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a presença da reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin e da coordenadora do Programa, Gizele Zanotto.
Publicada em dois volumes, em português e em italiano, a obra se constitui no álbum oficial das comemorações dos 150 anos da imigração no Brasil e Itália. Produzido pela equipe da UCS, em articulação às Comissões das Comemorações do Sesquicentenário, o livro traz textos de vários autores sobre o processo imigratório, colonial e cultural dos imigrantes da península itálica no sul do Brasil.
Conforme Gizele Zanotto, entre os textos provenientes de várias regiões do estado, constam contribuições da UPF para o volume. Zanotto explica que no capítulo sobre a área da Agência Consular Honorária de Passo Fundo, ela e a agente Maristela Siviero tratam da ocupação por imigrantes e descendentes, na região de abrangência consular de Passo Fundo. Ainda, tratando sobre a colônia Guaporé, o professor João Carlos Tedesco discorre sobre sua historicidade e importância e, por fim, Bruna Zardo Becker, historiadora e funcionária do AHR, trata dos acervos propícios à pesquisa sobre o processo de ocupação e da presença italiana e de descendentes com base nos documentos disponíveis no Arquivo Histórico Regional da UPF.
Notícias relacionadas