Curso de Pedagogia promove diálogos sobre a atuação em diferentes contextos educativos
29/09/2025
16:07
Por: Assessoria de Imprensa
O curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF) vai além da formação voltada à docência em escolas e salas de aula. A graduação também instiga a compreender a atuação do pedagogo em diferentes territórios e realidades, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica.
Essa perspectiva é aprofundada especialmente no nível VI do curso, por meio da disciplina Processos Educativos em Contextos Diversos, ministrada pela professora Dra. Elisa Mainardi. Ao longo do primeiro bimestre, a disciplina promoveu encontros que possibilitaram aos acadêmicos do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC) o diálogo com profissionais que desenvolvem processos educativos nos campos da saúde, da ação social, da segurança pública e da justiça.
Os convidados compartilharam experiências e práticas que evidenciam o “fazer pedagógico” em diferentes espaços, reforçando que a atuação do pedagogo vai além da escola. Entre os destaques, estiveram as egressas do curso de Pedagogia da UPF: Carina Tramontina Corrêa, que atua na gestão do CRAS I (Centro de Referência de Assistência Social/PF); Ellen Dutra, que, junto da acadêmica de Pedagogia/UPF Cláudia Bottega, desenvolve atividades no Espaço Lúdico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP/PF); e Patrícia Bernardi, que atua na gestão da COAMA (Cooperativa de Trabalho Amigos do Meio Ambiente).
A atividade também contou com a presença de profissionais que, mesmo não sendo pedagogos de formação, desenvolvem práticas educativas relevantes – os chamados “pedagogos ocasionais”. Entre eles, os agentes da Polícia Civil de Passo Fundo, Luis Mário Bertão Becker e Anderson Daneli, apresentaram o programa Papo Responsa, voltado à prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Já o juiz de Direito Dalmir Franklin de Oliveira Junior, idealizador da Banda Liberdade, trouxe sua experiência com processos educativos mediados pela música, que contribuíram para a transformação de jovens em medida socioeducativa.
Os encontros reuniram também o diretor do IHCEC, professor Dr. Luiz Marcelo Darroz; a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Dra. Rosimar Esquinsani; o coordenador do curso de Música, professor Me. Rui Carlos Dipp Junior; e o professor Dr. Luiz Henrique Ferraz Pereira, além de acadêmicos da Pedagogia, Pedagogia Intercultural Indígena e Música.
Ao longo de cinco noites de atividades, os diálogos provocaram reflexões, desafiaram conceitos e incentivaram a construção de projetos acadêmicos e profissionais, reafirmando a importância da formação acadêmica frente à expansão dos contextos de atuação do pedagogo.
Notícias relacionadas