Cultura

10ª edição do seminário “Cidades do Século XXI” debate o tema “O tempo na cidade”

06/10/2025

11:49

Por: Assessoria de Imprensa

O curso de Arquitetura e Urbanismo e o VivA!Emau – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, entre os dias 8 e 10 de outubro, a 10ª edição do seminário “Cidades do Século XXI”. O evento, que já se consolidou como um importante espaço de diálogo interdisciplinar sobre o urbano, será realizado on-line e reunirá estudantes, professores, pesquisadores e extensionistas de diferentes áreas do conhecimento.

Com o tema “O tempo na cidade”, o seminário propõe reflexões sobre as múltiplas dimensões temporais que atravessam a vida urbana, desde a construção dos espaços até os ritmos sociais e culturais que moldam as cidades contemporâneas.

Assim como nas edições anteriores, a programação contará com a apresentação de trabalhos de graduação e pós-graduação desenvolvidos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Direito, Letras, Engenharia, entre outras, ampliando o olhar sobre o papel das cidades e suas transformações.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor Dr. Paulo Edison Belo Reyes, arquiteto urbanista, docente da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da UFRGS. A fala, intitulada “Projetar a Paisagem”, ocorre na quarta-feira à noite, às 19h20 marcando o início das atividades.

O evento segue na quinta-feira (tarde e noite) e na sexta-feira (tarde). Não é necessária inscrição prévia, durante o evento será disponibilizado um formulário para registro de presença.

Serão emitidos certificados aos participantes que apresentarem trabalhos, assistirem à palestra de abertura ou participarem de pelo menos 75% da programação (três dos quatro turnos).

As atividades ocorrem pela plataforma Google Meet, na sala meet.google.com/ioh-pjqv-qva.

O convite está aberto a toda a comunidade acadêmica. Venha participar e discutir as cidades em seus distintos aspectos, perspectivas e interdependências.
 

INSCREVA-SE