Notícias UPF

UPF inscreve para Especialização em Atendimento Educacional Especializado

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Focado na realidade atual do ensino no Brasil, o curso será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais

O aumento de matrículas na Educação Básica, na modalidade de educação especial, é uma realidade que mostra a importância da qualificação profissional. Pensando em ser uma ferramenta para melhorar esse processo, a UPF oferece a Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Com matrículas abertas até 21 de março, o curso ocorrerá de forma híbrida, contemplando atividades presenciais e on-line.

De acordo com a coordenação do curso, o Brasil apresentou, em 2019, 1.250.967 matrículas na Educação Básica, na modalidade de educação especial, sendo 1.090.805 matrículas em classes comuns ou regulares. Diante disso, percebe-se o aumento do número de alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) acolhidos, surgindo a necessidade de capacitar e qualificar os professores e profissionais que atuam na área. 

Segundo a professora Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, que coordena a Especialização, o curso foi estruturado de maneira a dar conta, de forma mínima, porém efetiva, de um dos maiores desafios colocados às escolas: o atendimento especializado em Salas de Recursos Multifuncionais em articulação com a sala de aula regular e com a perspectiva inclusiva.

Por isso, o curso visa preparar recursos humanos para atendimento em Sala de Recursos Multifuncionais em escolas de educação básica e em espaços de atendimento educacional especializado. Além disso, pretende instrumentalizar o professor para trabalhar com atendimento educacional especializado em diferentes espaços, considerando uma prática pedagógica dialógica, relacional e inclusiva em diferentes instâncias (escolas, clínicas, famílias, entre outras) e situar o Atendimento Educacional Especializado como uma dimensão formativa e colaborativa interdisciplinar, favorecendo processos de inclusão do aluno público-alvo da educação especial na sociedade.

Funcionamento

Voltado para professores e profissionais que atuam na área da educação, o curso se destina a quem está inserido em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); Espaços de atendimento educacional especializado, como consultórios particulares, apoio pedagógico em escolas.

As atividades iniciam no dia 23 de março. As ações presenciais serão realizadas na Faculdade de Educação (Faed), Campus I, com aulas semanais nas segundas, terças e quartas-feiras à noite. Além disso, encontros virtuais serão mediados via UPF Online. 

Informações e contato pelo e-mail faedpos@upf.br ou ainda pelo telefone (54) 3316-8295.

Desconto e Financiamento

Egressos da Universidade de Passo Fundo que sejam devidamente cadastrados no Programa Elos usufruem de um desconto de 10% nas mensalidades, válido a partir da parcela imediatamente subsequente à matrícula. Mais informações podem ser obtidas acessando www.upf.br/elos, pelo telefone (54) 3316-8400 ou pelo e-mail elos@upf.br.

A UPF ainda facilita o acesso e a permanência de estudantes à pós-graduação com a oferta de uma nova possibilidade de financiamento. A parceria com a fintech de financiamento de pós-graduação Intersector está disponível para novos estudantes ou para aqueles que já estão matriculados em cursos destas modalidades. A simulação e a contratação do financiamento podem ser feitas de forma on-line, diretamente pelo site www.intersector.com.br.

O benefício financeiro está disponível para todos os alunos dos cursos de pós-graduação, seja lato sensu (especializações e MBA) ou stricto sensu (mestrados e doutorados).