Estudantes de Direito UPF participam de palestra e sessão simulada do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS
02/09/2025
10:24
Por: Assessoria de Imprensa
Na noite desta segunda-feira, 1º de setembro, acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) tiveram a oportunidade de vivenciar, no Auditório da unidade, a Palestra e Sessão Simulada de Julgamento do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RS.
O encontro contou com a presença do professor Albano Busato Teixeira, que destacou a importância da ética na advocacia. “A advocacia é a única profissão mencionada na Constituição Federal, demonstrando a necessidade de zelo e correção nas suas atividades. O Tribunal de Ética e Disciplina atua nesse sentido, zelando pela dignidade e credibilidade da profissão, de forma consultiva e repressiva”, afirmou.
A atividade integra o projeto TED na Estrada, que tem como objetivo aproximar o Tribunal das instituições de ensino jurídico, oportunizando que acadêmicos conheçam de perto a dinâmica de um julgamento. Durante a sessão simulada, foram apresentados casos reais de processos ético-disciplinares.
Para os estudantes, a experiência foi enriquecedora ao permitir o contato prático com os procedimentos do TED, reforçando a importância da atuação ética e responsável na advocacia e contribuindo para sua formação profissional.
Notícias relacionadas