Acadêmicos da Medicina UPF analisam percepções de estudantes sobre cuidados paliativos
04/09/2025
13:44
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo Pessoal
Acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentaram, durante o XXV Congresso Gaúcho de Educação Médica, em Santa Maria (RS), uma pesquisa sobre as percepções dos estudantes em relação aos cuidados paliativos e os desafios vivenciados durante a formação. O estudo teve orientação da professora Cristiane Barelli e envolveu os acadêmicos Nicole Mombelli Mattei, Pedro Lucas Dross, Nathália Giareta Serena e Wesley Emanuel Nuglisch, com auxílio da professora Daniela Bertol Graeff .
O objetivo da investigação foi compreender a autopercepção dos estudantes sobre a capacidade de cuidar de pacientes em fase final de vida, além de identificar os principais obstáculos enfrentados no aprendizado acerca dos cuidados paliativos. A pesquisa foi desenvolvida entre agosto de 2023 e março de 2024, com a participação de 163 estudantes de diferentes níveis da graduação.
Os resultados apontaram que 95,1% dos entrevistados reconhecem os cuidados paliativos como fundamentais para a formação médica. Apesar disso, muitos relataram falta de preparo emocional e dificuldades técnicas para lidar com pacientes em estágio avançado de doença ou em terminalidade, além de sentimentos como insegurança e despreparo.
Entre as principais barreiras identificadas estão fatores emocionais, estruturais e pedagógicos, que ainda representam desafios para a formação médica.
De acordo com os pesquisadores, os dados evidenciam a relevância de seguir ampliando espaços de discussão e de prática em cuidados paliativos, de modo a valorizar aspectos técnicos, éticos e comunicacionais que qualificam a atuação dos futuros profissionais.
Notícias relacionadas