Ensino

UPF sedia curso de ATLS voltado ao atendimento de pacientes politraumatizados

01/09/2025

09:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Bruna Petri

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Centro de Simulação Realística (CSR) da Escola de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou mais uma edição do curso Advanced Trauma Life Support (ATLS), referência internacional no atendimento a pacientes politraumatizados. O treinamento reconhecido mundialmente tem como objetivo sistematizar a abordagem inicial ao paciente vítima de trauma, aumentando as chances de sobrevivência e reduzindo complicações.

O ATLS prepara médicos e médicas para reconhecer rapidamente situações críticas, estabelecer prioridades e conduzir o atendimento de forma padronizada, com base em protocolos que são seguidos em diversos países. Dessa forma, promove qualidade, segurança e integração no cuidado ao paciente.

Entre os instrutores que participaram do curso, a cirurgiã Elaine Camargo, legista e integrante do Grupo de Resgate (GRAU) de São Paulo há mais de 20 anos, destacou a importância da formação. Para ela, o ATLS é essencial para a rotina hospitalar, pois garante um atendimento organizado e eficiente. “O ATLS tem como base o atendimento das lesões que matam mais rápido. Esse meio sistematizado faz com que profissionais de diferentes lugares do mundo ofereçam o mesmo padrão de cuidado ao paciente, impactando diretamente no prognóstico e reforçando a importância do trabalho em equipe”, afirmou.

O instrutor e cirurgião geral e do trauma, Rodrigo Camargo, também enfatizou a relevância da criação do núcleo de ATLS na UPF, ressaltando que a iniciativa fortalece a disseminação desse conhecimento no Rio Grande do Sul. “É um curso extremamente importante para diminuir a gravidade das vítimas de politrauma, seja ele qual for. Ao ser disseminado entre médicos e acadêmicos de Medicina, gera um impacto enorme na diminuição da mortalidade. Ver a estrutura da universidade, ver esse movimento aqui no Rio Grande do Sul é muito bacana. Para mim, que atuo diariamente no atendimento a politraumatizados, é uma alegria participar dessa difusão do conhecimento em uma região de que gosto tanto”, destacou.

Com estrutura qualificada e a troca de experiências entre instrutores e participantes, o curso reforçou a importância da formação contínua no atendimento ao trauma, contribuindo para a preparação de profissionais e acadêmicos diante dos desafios reais da prática médica.

 

INSCREVA-SE