Ensino

Defesa de doutorado aborda legado pedagógico de Elli Benincá e sua contribuição para a formação docente

01/09/2025

09:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Guilherme Severo

Na última sexta-feira, 29 de agosto de 2025, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEDU/UPF) realizou a defesa de tese de doutorado de Daniela De David Araújo, intitulada “Praxis Dialógica de Grupo: contribuições de Elli Benincá para a formação docente”. O trabalho foi orientado pelo professor Claudio A. Dalbosco e coorientado pelo professor Hans-Georg Flickinger, da Universidade de Kassel, na Alemanha.

A banca avaliadora contou com a participação da professora Nadja Hermann (UFRGS), do professor Gaston José Hilgert (UPM), e dos professores da UPF Cleci T. W. da Rosa, Edison A. Casagranda, Ângelo V. Cenci e Eldon H. Mühl. A defesa reuniu colegas, amigos e familiares, com destaque para a presença da reitora da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, e do diretor do IHCEC, professor Luiz Marcelo Daroz. Entre os presentes estavam também os pais da doutoranda, Ilário e Lurdes De David.

Durante quatro anos de pesquisa, Daniela investigou o pensamento pedagógico do professor Elli Benincá, um dos fundadores da UPF e diretor, por décadas, do antigo IFCH e da antiga FAED. Reconhecido por sua atuação na educação, Benincá dedicou-se por mais de 40 anos à formação de gerações de estudantes e professores. Seu legado segue sendo objeto de estudo no PPGEDU, que tem promovido pesquisas em nível de mestrado e doutorado sobre sua contribuição.

Na tese apresentada, Daniela destacou a chamada práxis benincaniana, construída a partir da experiência do Grupo de Diálogo, prática que evidencia a centralidade do coletivo no processo formativo. Segundo a autora, o princípio fundamental defendido por Benincá é de que “não há educação fora do grupo e não há grupo sem participação dialógica”. Essa convicção parte da compreensão de que a formação humana se dá nos encontros e desencontros sociais, que não podem ser totalmente previstos ou calculados.

Em sua fala, a pesquisadora ressaltou a atualidade dos princípios defendidos pelo professor.“Minha investigação sobre o processo de formação docente teve como referência o legado pedagógico do professor Elli Benincá. A práxis benincaniana reafirma a importância do grupo na formação inicial e continuada de professores e do exercício dialógico entre pares. Por meio da convivência colaborativa, da escuta do outro, do cultivo da leitura e da escrita reflexiva, bem como da conexão com o contexto profissional, a relação com o conhecimento é fortalecida. Esses princípios chamam os professores a retomarem práticas fundamentais, desafiadoras, mas essenciais para enfrentar a docência espontânea e acrítica”, afirmou Daniela.

O orientador, professor Claudio Dalbosco, destacou ainda a relevância da pesquisa para a memória institucional e para o campo educacional: “Do amplo trabalho investigativo de Daniela, cabe destacar o resgate do princípio pedagógico central de Benincá: não há educação fora do grupo. Esse pensamento segue iluminando reflexões sobre a formação docente, tanto em sua dimensão inicial quanto continuada”, disse.

Com a defesa concluída, Daniela pretende publicar sua tese em formato de livro e, à luz da práxis benincaniana, colocar o conhecimento produzido a serviço da formação docente universitária, do trabalho pedagógico em sala de aula e da comunidade em geral.
 

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