Ensino

Uma trajetória formativa consolidada na UPF

30/01/2023

10:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carol Simor

Barbara Fritzen escolheu a Instituição para construir sua carreira desde a graduação até o doutorado

Antes mesmo de o tema inovação ter se popularizado, Barbara Fritzen já atuava na área. Hoje, ela é gestora de inovação e tecnologia do programa INOVA RS, vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, mas foi na Universidade de Passo Fundo (UPF) que ela deu seus primeiros passos. Ou melhor, a maioria deles. É que além de ser graduada em Engenharia Ambiental pela UPF, a Barbara também escolheu seguir seus estudos por aqui: especializou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho, depois em Engenharia de Produção e, em seguida, ingressou no mestrado e doutorado em Engenharia Civil e Ambiental. A única pausa foi em 2009, quando deixou a Universidade para realizar seu doutorado sanduíche na Alemanha. 

A trajetória acadêmica de Barbara iniciou em 2006, com um recente, porém bastante promissor curso de Engenharia Ambiental. “Pouco se conhecia sobre as atribuições e mercado de trabalho para um engenheiro ambiental, mas apostava-se que esta seria uma das profissões do futuro, em função dos desafios ambientais e sociais que o mundo já observava na época. Sendo assim, optei pelo curso considerando também minhas aptidões para a maior parte disciplinas base do curso”, lembra. Para a egressa, essa formação foi enriquecedora. “A trajetória na Universidade me fez despertar para determinados assuntos e situações, trazendo um amadurecimento que dificilmente eu teria alçado fora do ambiente acadêmico”, conta.

Foi a partir desse universo de possibilidades que se abriu para Barbara, ainda durante a graduação, que ela decidiu continuar, primeiro como funcionária, atuando em um projeto de inovação, e depois ingressando na pós-graduação. “Dois motivos me fizeram preconizar a UPF na minha trajetória acadêmica. Um deles foi a proximidade da minha residência, do meu trabalho, ou seja, a UPF faz parte da minha comunidade. O segundo motivo foi a qualidade de ensino e renome da Instituição, o que impacta tanto no conhecimento gerado, quanto no reconhecimento da minha trajetória”, explica.

Inovação e sustentabilidade
Também foi durante sua trajetória na Universidade que Barbara teve o primeiro contato com o universo da inovação, quando iniciou suas atividades profissionais, em 2012, como consultora técnica do NIT da UPF, em um momento em que o tema era ainda muito incipiente. Durante sua formação, a egressa também se dedicou ao tema da sustentabilidade. “No momento que tive o entendimento deste meu background, percebi que necessitava do mestrado para ‘costurar’ as três áreas que me direcionei. No mestrado, trabalhei com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 9, o qual aborda questões de inovação e empreendedorismo”, pontua. Já no doutorado, ela decidiu seguir pela linha da inovação orientada para a sustentabilidade. “Oportunizando que estava atuando no UPF Parque, desenhei minha tese no escopo de incubadoras de empresas, propondo um modelo para que estas possam se direcionar para a promoção de negócios sustentáveis”, acrescenta. 

Atualmente, Barbara é gestora de inovação e tecnologia do programa INOVA RS, o qual visa organizar ecossistemas regionais de inovação e colocar o RS no mapa global da inovação. Sua principal atribuição é, juntamente com outros colegas, articular e gerir projetos que impulsionem a inovação em nossa região. “Hoje quando se fala em inovação, se fala também em quíntupla hélice de inovação, a qual refere-se às universidades, governo, empresas privadas, sociedade civil organizada e meio ambiente, seguindo princípios de sustentabilidade. Desta forma, a minha formação me auxilia a transitar nestes meios, sempre trazendo a retórica da sustentabilidade para os movimentos de inovação”, conclui. 

Estude na UPF
Que tal construir toda sua trajetória acadêmica na UPF assim como a Barbara? Para quem está iniciando sua formação, a Universidade oferece mais de 50 cursos de graduação, que estão com inscrições abertas. Com opções de cursos presenciais e na modalidade híbrida, os estudantes podem escolher uma das três formas ofertadas para ingressar na instituição de ensino: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem. Conheça as opções disponíveis na estrutura multicampi, nos municípios de Passo Fundo, Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, no link.

Quem já tem uma formação, pode dar um novo passo ingressando em um mestrado ou doutorado. Estão com inscrições abertas 13 Programas de Pós-Graduação: Administração; Agronomia; Bioexperimentação; Ciências Ambientais; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Computação Aplicada; Direito; Ensino de Ciências e Matemática; Engenharia Civil e Ambiental; Envelhecimento Humano; História; Odontologia; e Projeto e Processos de Fabricação.

O processo seletivo é realizado no âmbito de cada programa de pós-graduação (PPGs) da UPF, de acordo com os cronogramas apresentados, disponíveis em edital. Os candidatos selecionados deverão efetivar suas matrículas seguindo as orientações a serem encaminhadas pelas secretarias dos respectivos PPGs. 

Saiba mais em upf.br/pos

Bolsas e financiamentos
A UPF oferece uma série de bolsas e financiamentos. Prouni, Desconto Diplomados, Crédito Universitário Banrisul e Pravaler são alguns destes. Todas as possibilidades podem ser conferidas no site. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220. 

Assim como na graduação, os Programas de Pós-Graduação também oferecem bolsas. Neste ano, são 70 bolsas disponíveis. Todas as informações estão disponíveis em upf.br/pos