Acadêmicos de Jornalismo apresentam trabalhos desenvolvidos com empresas do UPF Parque
13/06/2025
08:40
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: UPF Parque
A iniciativa é uma parceria entre o curso e o UPF Parque, que busca resolver desafios comunicacionais das empresas e proporcionar uma experiência de mercado real aos estudantes
Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, na quarta-feira (11), a apresentação dos planejamentos de comunicação para as empresas do UPF Parque selecionadas para participarem da atividade desenvolvida pelos acadêmicos do 5º nível do curso, na disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela professora Maria Joana Chaise.
Durante o semestre, os acadêmicos estudaram questões relacionadas à gestão de imagem e gestão de crises, eventos e redes sociais, no âmbito da comunicação de empresas e organizações. Partindo da teoria à prática, os estudantes aplicaram esses conhecimentos criando planejamentos estratégicos de comunicação para empresas do UPF Parque selecionadas para participarem do projeto.
“Ao longo dos anos, os alunos têm tido contato com o contexto, qualificado os projetos”, explica a professora Maria Joana, que, no primeiro semestre de 2025, orienta o trabalho pelo terceiro ano consecutivo. “Isso demonstra a qualidade da formação que o estudante recebe para ser inserido no mercado de trabalho”.
De acordo com a head de Novos Negócios do UPF Parque, Marcia Horn, a união de atividades curriculares ao trabalho desenvolvido pelo parque científico, além de proporcionar uma experiência imersiva para os alunos, contribui com a qualificação do mercado de trabalho. “Os empreendimentos têm acesso a estudantes com conhecimentos atualizados e formação específica em suas áreas de interesse. Isso facilita o recrutamento de profissionais”, explica.
“O projeto apresentado demonstrou sensibilidade, visão estratégica e um entendimento profundo da essência da nossa marca”, relata Patrik Almeida, fundador de uma das startups que participaram do trabalho. “O mapeamento de público, a definição de personas, a análise SWOT e as sugestões de ações foram extremamente assertivos. É inspirador ver como o comprometimento e a criatividade de quem está começando já entrega tanto valor”, comenta.
Notícias relacionadas