Por: Assessoria de Imprensa
Os sete curtas produzidos pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio serão exibidos no dia 27 de setembro, às 19 horas, no Centro de Eventos da UPF
Um dos eventos mais tradicionais do Centro de Ensino Médio Integrado já tem data marcada: no dia 27 de setembro, sexta-feira, ocorre a 16° edição do Festival de Cinema Integrado UPF. O evento será realizado no Centro de Eventos da Universidade, com início às 19 horas.
O Festival foi idealizado há 16 anos visando estimular os estudantes à leitura de contos clássicos, transformando-os em curtas-metragens. Essa produção propicia aos estudantes uma atuação multidisciplinar, integrando a literatura, a música e a produção escrita e audiovisual. Ao longo dos anos, inúmeras obras de escritores como Dias Gomes, Guimarães Rosa, Gabriel García Márquez, entre outros, viraram adaptações. Além de obras na língua portuguesa, os estudantes também fazem adaptações de obras na língua inglesa e espanhola.
Nesta 16ª edição, os sete curtas produzidos pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio são:
A Cartomante, baseado na obra de Machado de Assis;
A Luz da Outra Casa, baseado na obra de Luigi Pirandello;
Como Falar com Garotas em Festas, baseado na obra de Neil Gaiman;
La jaula de oro, baseado na música Los tigres del Norte de Julieta Venegas;
O Olho, baseado na obra de Alice Munro;
O Enfermeiro, baseado na obra de Machado de Assis;
The Three Questions, baseado na obra de Liev Tolstói;
Segundo a professora idealizadora e coordenadora do evento, Nara Marley Aléssio Rubert, o festival é um momento de intenso crescimento para os estudantes, e uma oportunidade ímpar de protagonismo estudantil. “Mesmo contando com o auxílio do corpo docente são os estudantes que definem cada detalhe de como o curta será executado, e é possível notar em cada um deles a alegria em entregar um trabalho que exige tanto, mas que eles se divertem fazendo”, nos contou Nara.
Os curtas são avaliados por jurados técnicos nas seguintes categorias: Curta mais popular; Melhor sonoplastia; Melhor cartaz; Melhor sinopse crítica; Melhor direção de arte; Melhor direção; Melhor roteiro; Melhor atriz; Melhor ator; Melhor atriz coadjuvante; Melhor ator coadjuvante; Melhor filme.
Além das categorias de premiação, também é entregue o Troféu Solidariedade que, neste ano, em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul, teve sua campanha de arrecadação realizada antecipadamente, e teve como premiado o grupo que irá produzir o curta “O Enfermeiro”.
As edições finais dos curtas também contam com o auxílio do Laboratório de Tecnologias Audiovisuais do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade da UPF (IHCEC), parceira do Integrado desde o surgimento do Festival.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas