Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Curso de Administração promove atividade com foco no planejamento, tomada de decisão, liderança, organização, criatividade e argumentação
O curso de Administração promoveu, na última semana, a 2ª edição do Super Chef Estratégico. A iniciativa pioneira foi desenvolvida durante a disciplina Estratégia e Competitividade Organizacional II, ministrada pela professora Ana Claudia Machado Padilha e reuniu acadêmicos, egressos e mestrandos em um desafio que transformou a sala de aula em uma arena de planejamento e criatividade aplicada.
Mais do que uma competição culinária, a atividade manteve o propósito central de exercitar competências essenciais à administração, como planejamento, tomada de decisão, liderança, organização, criatividade e argumentação. A atividade, que contou com a integração de estudantes do curso de Agronegócio e participantes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), foi projetada para romper com a rotina e promover um aprendizado interdisciplinar e prático.
Conforme a professora Ana Claudia, em sua segunda edição, o Super Chef Estratégico buscou reafirmar seu compromisso com uma metodologia ativa, em que o foco não está nas habilidades culinárias, mas na aplicação concreta de estratégias organizacionais – sejam competitivas ou cooperativas – na concepção e execução dos pratos. “É uma dinâmica que envolve todos, independentemente de sua familiaridade com a cozinha", explicou a professora Ana Padilha acrescentando que o objetivo foi fortalecer a conexão entre teoria e prática, incentivando os estudantes a relacionar conteúdos de diversas disciplinas em um contexto inovador e motivador.
Júri avaliou a estratégia no prato
A avaliação do desafio foi realizada por um júri qualificado e multidisciplinar, composto pelos egressos do PPGAdm Assis Zukunelli, Julio Felipe da Silva e Amanda Regina Leite; pelos estudantes do Programa Leonardo Wedi e Liliane Marcon; a egressa do curso de Administração Letycia Gracioli; o especialista em Análise Sensorial Lucas Karlinski; e pela estudante do curso de Agronegócio Ana Laura Perdoná.
Os critérios de avaliação foram rigorosos e alinhados à temática da administração: organização da equipe, definição da estratégia do prato, gestão de ingredientes e tempo, justificativa da estratégia adotada, benefícios competitivos, percepção de valor pelo consumidor, precificação, análise SWOT e diferencial competitivo.
Resultados e reconhecimento
Três equipes apresentaram pratos fundamentados em estratégias de mercado. Os destaques foram:
- 1º Lugar: Prato temático dedicado ao "Dia dos Namorados"
- 2º Lugar: Strogonoff com proposta estratégica inovadora
- 3º Lugar: Pizza com diferenciais competitivos bem-definidos
Os vencedores receberam troféus personalizados da 2ª Edição e brindes com o apoio do Supermercado Coqueiros, reforçando a ligação entre a Universidade e o setor empresarial.
Na opinião da professora Ana, o fortalecimento desta segunda edição se deu pela qualificação do júri, pela parceria com a comunidade empresarial e pelo engajamento dos estudantes. “Essa combinação proporcionou uma experiência rica em colaboração e aprendizado, num ambiente lúdico que estimulou a criatividade desde a elaboração até a implementação prática das estratégias", pontuou.
Para a professora, a interação, o engajamento e a motivação gerados comprovam o valor de iniciativas que unem teoria e prática, resultando em um desenvolvimento acadêmico e pessoal mais completo e significativo para todos os envolvidos.
Notícias relacionadas