Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Camila Guedes
Abertura do evento foi realizada na noite de terça-feira, 13 de maio, com discussões sobre tecnologia na área da saúde. Programação segue até quinta-feira, 15
“Um momento que marca o fortalecimento de uma cultura acadêmica colaborativa, crítica e protagonista”. Foi assim que a diretora Sandra Vanini definiu a I Semana Acadêmica Integrada do Instituto da Saúde (IS). Com mais de mil inscritos, o evento iniciou na noite de terça-feira, 13 de maio, no Centro do Eventos. Ao longo de toda a semana, estudantes e professores de 11 cursos de graduação da área da saúde participam de oficinas, minicursos, workshops e palestras interdisciplinares que visam à troca de conhecimentos, atualização profissional e integração entre os participantes.
Entre os temas debatidos pelo evento estão questões atuais relacionadas à área da saúde como tecnologias, sustentabilidade, inovação e acessibilidade. A noite de abertura contou uma mesa redonda com o tema Tecnologia e Inovação em Saúde. Os convidados foram o pesquisador e engenheiro elétrico Luiz Eduardo Spalding, o professor e pesquisador da UPF Jeangrei Veiga, e o gestor do UPF Parque, Ricardo Fantinelli. A mediação foi do professor do curso de Odontologia Matheus Albino Souza.
Em sua fala, a diretora do IS destacou a importância da interdisciplinaridade para a formação dos futuros profissionais da área da saúde. “Quando unimos nossos saberes, quando nos unimos aos nossos estudantes e professores, ampliamos nosso olhar e aprendemos uns com os outros. Destaco a escolha por temas transversais que perpassam os diferentes corpos e que nos fazem refletir para além das fronteiras de nossas áreas de formação. Em tempos de desafios complexos, pensar de forma integrada é um caminho necessário e urgente”, disse.
A professora Sandra ainda pontuou o protagonismo dos próprios estudantes na construção do evento. “A organização deste evento é uma prova concreta de força e do envolvimento dos nossos alunos na construção de uma Universidade mais viva e mais integrada. A iniciativa partiu de vocês, estudantes, e foi abraçada com entusiasmo pelos professores e pela gestão. É esse protagonismo que forma líderes, cidadãos críticos e profissionais comprometidos. A formação acadêmica ultrapassa os muros da sala de aula e se fortalece em iniciativas como essa, em que o estudante ocupa seu lugar de fala, de ação e de transformação. Que essa primeira Semana Acadêmica Integrada do Instituto da Saúde seja apenas o início de uma tradição, e que ela se repita com ainda mais potência, mais vozes, mais ideias e mais caminhos”, finalizou.
Notícias relacionadas