Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução
Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química segue até sexta-feira (29/10), com uma programação repleta de atividades
A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das instituições organizadoras do 40º Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (Edeq). Realizado de forma on-line, o evento, que teve início no fim da tarde de segunda-feira, 25 de outubro, promove a partilha de saberes e experiências a respeito da docência na área, problematizando temas relativos as demandas sociais, oficiais e tecnológicas da contemporaneidade brasileira.
A abertura oficial foi composta pela conferência “Problematização da formação de professores de Química diante das demandas sociais, oficiais e tecnológicas na contemporaneidade brasileira”, ministrada pelo professor Dr. Otávio Aloísio Maldaner (Unijuí). Em sua fala, sobre a temática abordada, o convidado propôs acrescentar uma outra demanda junto às demandas debatidas, que, segundo ele, é a educação como um todo. “Sem a educação, não há como atender as demandas sociais, tecnológicas e oficiais. Para que a demanda da melhor educação seja atendida, é crucial a existência de professores capacitados e bem constituídos. Falar disso já é lugar comum, e temos que, assim mesmo, problematizar a questão da formação de professores, especialmente os de Química”, comentou, lembrando da desvalorização da profissão professor no Brasil.
Relacionada à questão explanada, Maldaner apontou como um dos problemas a pouca procura pelas licenciaturas em geral e da licenciatura na área das ciências da natureza, como a Química e a Física. Conforme o professor, as duas áreas são fundamentais para a formação das demandas tecnológicas e sociais.
A conferência completa pode ser conferida neste link.
Edeq é referência
O Encontro é considerado um dos eventos mais importantes na área de Educação Química/Ciências. Durante a abertura, o coordenador dele, professor Dr. Ademar Antonio Lauxen, comentou a sua importância. “Ao longo do tempo, o Edeq se consolidou como um evento importante para um conjunto de educadores e pesquisadores da área de ensino de química, sendo um referencial para outros eventos da mesma natureza do país”, disse.
Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), o professor Dr. Marcus Ribeiro enfatizou que o Encontro materializa a educação química no Rio Grande do Sul e no Brasil. “O Edeq renova nomes, traz novas ideias, constitui grupos de pesquisas, e, sobretudo, permite que o conhecimento científico e pedagógico constituído e construído ao longo dessas relações na licenciatura e nas pós-graduações possa chegar até os estudantes da escola base”, afirmou.
Também participaram do começo do 40º Edeq os professores Dra. Fabiane de Andrade Leite (UFFS) e Dr. Maurivan Ramos (PUCRS), representantes das outras instituições parceiras do Encontro, que são a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além do professor Dr. Bruno Pastoriza (IFSul/SBEnQ/Redeq), representante da Rede de Educação Química (Redeq).
As atividades seguem até sexta-feira (29/10), com mesas redondas, rodas de conversa, minicursos, oficinas, entre outras ações. Mais informações podem ser obtidas AQUI.
Notícias relacionadas