Exposição “Vestígios Visuais” integra programação do Dia Estadual do Patrimônio
18/08/2025
09:11
Por: Assessoria de Imprensa
O Museu de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (MAVRS/UPF), em parceria com os projetos de extensão MAVRS Virtual e Museu Arte Comunidade, abre neste mês de agosto a sala de exposição Laura Felizardo Borges, no prédio D2 da UPF, para receber a mostra “Vestígios Visuais: Ruth Schneider e a Imagem que Ficou”.
A exposição reúne obras e registros raros em VHS produzidos pela artista passofundense Ruth Schneider, oferecendo ao público um mergulho em sua memória e em seu olhar singular. As peças apresentam fragmentos de sua trajetória artística e do contexto histórico em que foram produzidas, convidando visitantes a refletirem sobre a importância da preservação da arte e da cultura local.
A iniciativa integra a programação do Dia Estadual do Patrimônio, evento promovido em todo o Rio Grande do Sul com o objetivo de valorizar bens culturais materiais e imateriais que compõem a identidade das comunidades.
Sobre o Dia Estadual do Patrimônio
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto, em 2025, nos dias 16 e 17. Instituído em 2019 por meio do Decreto Estadual nº 54.608/2019, a data reforça o envolvimento coletivo na valorização da cultura. Desde então, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) estimula, promove e divulga ações que compõem um diversificado calendário cultural, ampliando a cada edição as iniciativas de preservação e valorização da memória gaúcha.
Notícias relacionadas