Por: Assessoria de Imprensa
Com o propósito de fortalecer o diálogo sobre inclusão e acessibilidade nos espaços culturais, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (MUZAR), com apoio da Diretoria de Desenvolvimento e Formação Acadêmica da Universidade de Passo Fundo (UPF), realizaram a segunda roda de conversa do projeto “Museus em Conexão: novos diálogos acessíveis”.
A atividade ocorreu no auditório do prédio D3, no Campus I da UPF, e teve como tema “Diálogos sobre a Língua Brasileira de Sinais na comunicação museal”. O encontro contou com a participação da professora da disciplina de Libras, Monique Giusti Reveilleau, e da presidente da Associação Desportiva e Cultural dos Surdos de Passo Fundo (Gestão 2024–2027), Lidiéli Portiliotti, com mediação de Manoela Nascimento Souza, assessora museológica do projeto.
O projeto “Museus em Conexão: novos diálogos acessíveis” foi contemplado pelo edital Aldir Blanc nº 29/2024 e tem como objetivo conectar as instituições museológicas MAVRS e MUZAR por meio do desenvolvimento conjunto de legendas acessíveis, ampliando a comunicação expositiva e o alcance das ações museais.
Ao todo, estão previstas quatro rodas de conversa híbridas e abertas à comunidade, que buscam promover a troca de experiências e reflexões sobre práticas acessíveis em museus e espaços culturais, reforçando o compromisso da Universidade com a democratização do acesso à cultura e à informação.
