Extensão

Direitos humanos é tema de curso de extensão da UPF

10/09/2019

10:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza o curso de extensão sobre Direitos Humanos. A formação visa subsidiar para a compreensão dos sentidos dos direitos humanos no contexto contemporâneo e promover espaços informativos e processos reflexivos para as comunidades regional e acadêmica, visando contribuir com a construção de uma sociedade igualitária, equânime e sem discriminação.

O curso iniciou no dia 24 de agosto, quando foi abordado o tema “Direitos humanos no contexto atual”. Participaram da abertura o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; a diretora da Faculdade de Educação (Faed), Dra. Adriana Dickel; e os professores ministrantes, Dra. Elisa Mainardi (UPF) e Dr. Paulo César Carbonari (Ifibe/CDHPF). No encontro seguinte, explorou-se a temática “Direitos humanos: formação histórica”. Questões sobre “Direitos humanos: concepções em disputa”, “Direitos humanos: por uma perspectiva crítica” e “Direitos humanos e educação” devem ser debatidas nas próximas atividades, que seguem até 5 de outubro com ações presenciais e à distância.

Participam do curso psicólogos, assistentes sociais, advogados, jornalistas, professores da educação básica, do ensino superior e de Institutos Federais, mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação em Educação, em Direito e em História, da educação socioambiental, dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Direito e Letras, e integrantes de movimentos sociais. Segundo a professora Elisa, considerando a diversidade da área de formação dos participantes, o diálogo que se estabelece em torno do tema é amplo e complexo, mas elucidativo, pois as discussões e os questionamentos não se encerram em si mesmos, mas servem como provocações para que se pense sobre direitos humanos de forma responsável, compreendendo sua origem e seu significado para além do que as mídias sociais oferecem.