Por: Assessoria de Imprensa
A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediou, nesta quarta-feira, 21 de maio, o Júri Simulado de Direitos Humanos, que debateu o tema do tráfico de pessoas. O objetivo do evento, realizado pela EEEM Antonino Xavier de Oliveira, foi refletir sobre um dos desafios sociais mais urgentes da atualidade. Na ação, que foi aberta ao público, os estudantes imergiram em um caso complexo de violação.
O cenário hipotético, simulou a situação em que uma mulher foi levada para uma plantação em local remoto, sendo privada de contato com a família e demais direitos básicos. A dinâmica do júri, composta exclusivamente pelos estudantes do ensino médio, permitiu que os jovens jurados fizessem a análise das evidências, ouvissem os argumentos da acusação e da defesa e chegassem a um veredito, vivenciando, na prática, o funcionamento do sistema judiciário e a importância de zelar pelos direitos humanos.
A iniciativa faz parte das ações do projeto de Extensão da UPF, Educação em Direitos Humanos para a Juventude (EDUDHJuv), que busca capacitar e conscientizar os jovens sobre temas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O Júri Simulado não apenas destacou a seriedade do tráfico de pessoas, mas também reforçou o papel da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados na defesa dos direitos humanos.