Estudantes da UPF oferecem atendimento gratuito em direito do consumidor no Campus Casca
12/06/2025
14:40
Por: Assessoria de Imprensa
O cancelamento de planos de telefonia é o principal serviço buscado pela comunidade
O Campus Casca da Universidade de Passo Fundo (UPF) segue oferecendo atendimentos gratuitos por meio do projeto de extensão Balcão do Consumidor. A iniciativa, formada pela parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Casca, busca garantir os direitos da população nas relações de consumo.
A principal demanda atendida é o cancelamento de planos de telefonia, representando 31% dos casos: muitos consumidores relatam aumentos indevidos nas tarifas e falhas na prestação de serviço. Além disso, cobranças indevidas e questões relacionadas à garantia dos produtos também encabeçam a lista dos três serviços com maior procura, equivalendo a 23% e 19% dos casos, respectivamente. O trabalho é conduzido por estagiários acadêmicos do curso de Direito do Campus e coordenado pelo professor Franco Scortegagna.
O Balcão do Consumidor ainda oferta soluções relacionadas a compras online com atraso na entrega e fornece informações gerais solicitadas pelos cidadãos que buscam atendimento.
Conforme o diretor do Campus Casca, Henrique Bertosso, a escuta qualificada da iniciativa reafirma o compromisso da Instituição com a comunidade local. “Muitos cidadãos comparecem pessoalmente para esclarecer dúvidas, antes mesmo de formalizar uma reclamação, o que demonstra a confiança no serviço”, explica.
O projeto é uma forma dos acadêmicos treinarem o acolhimento e a resolução de conflitos, ao mesmo tempo que promovem a cidadania e o consumo consciente entre a população.
Serviço
- O que: Balcão do Consumidor
- Quais serviços: problemas relacionados a cobranças, contratos, garantias, compras pela internet ou outras situações de consumo
- Endereço: Av. 15 de Novembro, 402 – Centro
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min
- Contato: telefone: (54) 3316-7061. E-mail: balcaocasca@upf.br
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